Alexandre Macieira | Riotur
Os motoristas e demais funcionários das viações Real e Vila Isabel retomaram as atividades na manhã desta quarta-feira (24), após três dias de paralisação que afetaram o transporte público em diferentes regiões do Rio de Janeiro. A greve foi encerrada depois de uma negociação entre as empresas e o Sindicato dos Rodoviários, segundo informações da CNN Brasil.
De acordo com o sindicato, as empresas se comprometeram a pagar o adiantamento quinzenal dos trabalhadores até a próxima sexta-feira (26). Também ficou acertado que, na próxima semana, será definida uma data para o pagamento das férias que estão em atraso.
A paralisação teve início na segunda-feira (22) e envolveu cerca de 1,3 mil funcionários. Entre as principais reivindicações estavam salários e vale-alimentação atrasados, além de férias não pagas desde outubro. Os trabalhadores também cobravam a regularização de verbas rescisórias, depósitos do FGTS, recolhimento do INSS, repasse de pensões alimentícias e de empréstimos consignados, bem como a retomada do plano odontológico e melhorias nas condições de trabalho.
Durante o período de greve, mais de 20 linhas de ônibus deixaram de operar, impactando o deslocamento de passageiros nas zonas Sul, Norte, Sudoeste e na região central da capital fluminense.
Em nota, a Prefeitura do Rio informou que os repasses de subsídios aos consórcios de transporte estão sendo feitos regularmente e destacou que a paralisação ocorreu por questões internas entre as empresas e seus funcionários.