Fábio Henrique
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, por unanimidade, julgou improcedente o pedido de cassação formulado pelo Ministério Público Eleitoral e manteve o diploma de Fábio Henrique Santana de Carvalho. Ele foi acusado de arrecadação e gasto ilícito de recursos durante a campanha eleitoral. A representação do MPE foi baseada no artigo 30-A da Lei nº 9.504/97. A relatora do caso foi a juíza Dauquíria de Melo Ferreira.
Gravidade
A magistrada explicou que “A relevância jurídica dos fatos, ou a gravidade deles, é balizadora da incidência da severa penalidade de cassação do diploma de candidato eleito, razão pela qual o ilícito descrito no art. 30-A não se confunde com irregularidades contábeis, as quais, se detectadas, ensejam, naquela seara (processo de prestação de contas), as consequências apropriadas.
Prova
Ao concluir sua fundamentação, a magistrada afirmou não vislumbrar a presença de prova robusta da prática das condutas imputadas pelo MPE ao representado (Fábio Henrique), e votou pela improcedência dos pedidos formulados.
Candisse
Na manhã desta quarta-feira (7), a candidata à prefeita de Aracaju pelo Partido dos Trabalhadores, Candisse, participou do programa ‘Cultura Notícias’, apresentado pelo radialista Jairo Alves, da Rádio Cultura FM 107,5.
Temas
No bate-papo, a petista abordou suas principais propostas, incluindo a tarifa zero para o transporte público, o compromisso com a construção de moradias, e a sua identificação com as necessidades da população aracajuana, destacando sua trajetória e o apoio de Lula.
Zerar filas
Questionada sobre as ações que pretende executar como prioridade caso eleita, Candisse se comprometeu a zerar filas de creches e escolas nos primeiros meses de gestão e a garantir a efetividade do programa Minha Casa, Minha Vida novamente na cidade.
Tarifa zero
Além disso, Candisse enfatizou a sua proposta de “transformar Aracaju na primeira capital brasileira a adotar Tarifa Zero no transporte público”, uma das principais propostas de seu plano de governo, que conta com 23 eixos para melhorar a cidade.
Bolsonaristas
As candidatas bolsonaristas à Prefeitura de Aracaju Emília Correia (PL) e Yandra Moura (União) travaram uma disputa nos bastidores para ver quem obtinha uma gravação de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mais ágil
O deputado federal Rodrigo Valadares (União) se antecipou e acabou conseguindo o depoimento a favor de Emília, para desespero do ex-deputado João Fontes, que está apoiando Yandra. Quando Fontes procurou Bolsonaro, foi informado por ele da gravação a pedido do PL.
Adesão
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), o deputado federal e vereador licenciado Nitinho Vitale (PSD) e o vereador Pastor Eduardo Lima (Republicanos) anunciaram apoio à candidatura de Yandra, que já tinha a adesão de da maioria dos vereadores.
Os vereadores
Estão com Yandra Binho (Podemos), Cicero do Santa Maria (Podemos), Isac (União Brasil), Paquito de Todos (Podemos), Pastor Diego (União Brasil), Sheila Galba (União Brasil), Adriano Taxista (Podemos) e Anderson de Tuca (União Brasil),Ricardo Vasconcelos, Breno Garibalde (Rede) e Eduardo Lima (Republicanos)
Luis Roberto
Estão com Luiz Roberto: Fabiano Oliveira (PP) – o candidato a vice-prefeito -, Elber Batalha (PSB), Vinicius Porto (PDT), professor Bitencourt (PDT), Bigode do Santa Maria (PSD), Manuel Marcos (PSD), Soneca (PSD), Joaquim da Janelinha (PDT).
Os demais
Vão apoiar Candisse Carvalho (PT) os vereadores Camilo Daniel (PT) e Sonia Meire (Psol). A candidata Emília Corrêa (PL) tem o voto dela, que é vereadora, e do seu vice Ricardo Marques (Cidadania), que também é vereador. Já a candidata Danielle Garcia (MDB) terá o voto do vereador Sargento Bayron (MDB).
Posse
O novo secretário de Governo da Prefeitura de Aracaju, Valadares Filho, vai assumir o cargo nesta quinta-feira (8), às 10 horas, no Centro Administro da PMA. A sua nomeação foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na última terça-feira.
Mudança
Valadares Filho substituirá na Secretaria de Governo Hallison Sousa, que assume a Secretaria Municipal da Articulação Política e Relações Institucionais, que estava sob o comando interino do secretário-chefe de Gabinete Valter Lima.
Saúde
O deputado estadual Paulo Júnior (PV) cobrou ontem melhorias na rede estadual de saúde. O parlamentar citou problemas na frota de ambulâncias do Samu, na distribuição de medicamentos e na pediatria.
Sem remédios
O deputado disse que esteve acompanhando a fila para adquirir medicamentos no Case. “Uma fila extensa e, quando os pacientes são atendidos, são avisados que o medicamento está em falta. A informação é que os fornecedores não entregam os medicamentos por falta de pagamento”, disse.
Samu
Segundo o deputado, “o Samu está com frota reduzida por ingerência da Secretaria de Saúde. Mais de mil pessoas aguardam cadeira de rodas. Para nossa surpresa, o governador anunciou mudança na pasta e temos esperança que o novo gestor estanque esse problemas. Esperamos gestão na secretaria”.
O post TRIBUNA apareceu primeiro em Jornal do Dia.