11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Empreendedorismo
  • França deve ter pasta enxuta e composta por técnicos, diz Afif, ex-ministro da Micro e Pequena Empresa, à CNN

França deve ter pasta enxuta e composta por técnicos, diz Afif, ex-ministro da Micro e Pequena Empresa, à CNN

Guilherme Afif, ex-ministro da Micro e Pequena Empresa, recomendou em entrevista à CNN que Márcio França tenha estrutura enxuta e composta por quadro técnicos no recém-recriado ministério.

Até a nomeação de França, Guilherme Afif havia sido o único ministro da Micro Empresa brasileiro. Atualmente ele é secretário de Projetos Estratégicos do governador Tarcísio de Freitas, em São Paulo.

“O Ministério tem que ser enxuto, para organizar a pauta da micro e pequena empresa, traçar a política para o setor. A execução da política normalmente é feita pelo Sebrae, que tem recursos para isso e não passa pelo Orçamento da República”, disse.

“Não deve inchar a máquina pública com o ministério, compor com quadros técnicos. Tem de ser uma pasta de formulação”, completou.

A presidenta Dilma Rousseff lança Programa Bem Mais Simples Brasil e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, em cerimônia no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil) /

França passou à frente da recém-criada pasta no início deste mês. Ele deixou Portos e Aeroportos, que agora é comanda por Silvio Costa Filho. A troca é resultado de um acordo político entre partidos do Centrão e o Executivo.

Política à parte, Afif defende a importância de o Brasil ter um Ministério especialmente voltado à Micro e Pequena Empresa. “Fiquei muito satisfeito por ter sido o primeiro ministro da pasta, mas triste por ter sido o único. Aposto na importância da pasta”, disse.

A principal ação da pasta de Afif foi a ampliação de acesso ao Simples Nacional, sistema simplificado de tributos que unifica em um boleto único impostos federais, estaduais e municipais.

O projeto de lei articulado pela pasta beneficiou cerca de 450 mil micros e pequenas empresas de 142 atividades.

Afif no governo Dilma

Em março de 2013 Dilma criou a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o 39º ministério de seu governo. A pasta durou menos de três anos, já que foi extinta em reforma administrativa e ministerial realizada em outubro de 2015.

O escolhido por Dilma para comandar a pasta Afif, que era quadro do PSD e havia sido no passado presidente do Sebrae, de 1990 a 1994. Ele voltaria ao comando da entidade após a extinção do Ministério, onde ficou até 2019.

Afif foi candidato do Partido Liberal (PL) na primeira eleição do Brasil pós-redemocratização, em 1989. Ele foi ainda secretário de José Serra e vice-governador de Geraldo Alckmin em São Paulo foi

Durante o governo Bolsonaro, Afif foi assessor especial de Paulo Guedes.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Aeroportos do Brasil receberam mais de 10 milhões de passageiros em outubro, diz Anac

Os aeroportos do Brasil receberam mais de 10,4 milhões de passageiros em outubro deste ano,…

Concurso público para procurador municipal de Aracaju segue com inscrições abertas até 6 de dezembro – AJN1

  As inscrições para o concurso público de procurador municipal de Aracaju seguem abertas até…

Volume de empreendedores negros cresce no país: Sudeste e Nordeste lideram | ASN Nacional

Coleção da Traços Marcantes. A baiana Taís Cardoso é proprietária da marca infantil Traços Marcantes,…