OS GATOS VIVIAM AMARRADOS NUM QUARTO DE VILA NA ZONA NORTE DE ARACAJU (Divulgação/SSP)
Dez gatos que estavam em situação de maus-tratos foram resgatados em uma ação da Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama). Os animais, entre adultos e filhotes, foram encontrados amarrados em uma vila de quartos localizada no conjunto Veneza, na Zona Norte de Aracaju. Com a ação, os tutores foram indiciados pelo crime de maus-tratos contra animais. O resgate foi divulgado nesta quarta-feira (7).
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Flávio Albuquerque, os gatos eram criados amarrados por cordas e retalhos de roupa em uma área descoberta, muito pequena, próximo a um banheiro de uso coletivo.
“Os animais eram privados de locomoção para não incomodar os vizinhos e tinham marcas no pescoço provocadas pelas cordas”, detalhou o delegado.
Os gatos foram encontrados após denúncias de maus-tratos encaminhadas ao Disque-Denúncia. Os animais já estão em um abrigo.
Com o resgate, a Depama instaurou inquérito policial e indiciou os tutores, mãe e filho, que criavam os animais no local há vários anos.
“Eles começaram com poucos animais, mas diante da não castração e falta dos devidos cuidados, os animais foram procriando sem controle”, complementou o delegado Flávio Albuquerque.