No primeiro episódio da segunda temporada de Projeto Upload, que foi ao ar neste domingo (16), a apresentadora Stéphanie Fleury conversou com pessoas de diferentes perfis para traçar um panorama e descobrir quais são as possibilidades para o futuro do mercado de trabalho no Brasil e no mundo.
Um dos aprendizados foi que as empresas de hoje em dia têm dado muito mais valor às habilidades interpessoais do candidato na hora do recrutamento. Dessa forma, as habilidades técnicas, apesar de continuarem importantes, recebem outro tipo de valorização nas organizações.
Conheça algumas power skills que vão te ajudar:
Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
- A aprendizagem ativa é o oposto da tradicional, que adota uma postura mais passiva. É baseada em estratégias para “aprender a aprender” através da colaboração e compartilhamento entre pessoas, onde todas podem ativamente entregar e receber.
Resolução de problemas e pensamento crítico
- Problemas inesperados fazem parte de nossas vidas, e precisam ser tratados de forma construtiva e eficiente. Com o pensamento crítico, fazemos uma avaliação objetiva e racional dos fatos para chegar às possíveis soluções.
Inteligência emocional e resiliência
- A inteligência emocional está na capacidade de reconhecer e lidar com as emoções. Permite um entendimento mais claro e profundo sobre uma reação, enquanto a resiliência está ligada à resistência perante obstáculos e à facilidade de adaptação.
Persuasão e negociação
- A persuasão não é uma vilã e é muito importante nos processos de negociação. É necessário estabelecer conexões, mostrar-se capacitado e seguro do que se está dizendo para convencer a contrapartida e estabelecer seu ponto de vista.
Criatividade e adaptabilidade
- Como há séculos se diz, “a única constante é a mudança”. A chave é estar sempre pronto para encarar transformações e manter-se criativo. Criatividade é sobre buscar inspiração em informações e, com sensibilidade, percebê-las de formas diferentes. Assim surge uma ideia, se cria algo novo e se promove a inovação.
Comunicação clara e objetiva
- A comunicação começa na postura e se desenvolve na capacidade de expressar ideias com clareza e assertividade, passando informações necessárias de forma objetiva, evitando ruídos ou desentendimentos com o interlocutor.
Compartilhe: