AS MAIORES ESCOLAS DA REDE ESTADUAL JÁ ESTÃO ENSAIANDO PARA O DESFILE (Sílvio Oliveira/Seduc)
O Centro de Excelência Francisco Rosa, no bairro Bugio, foi o ponto de encontro para a abertura dos ensaios gerais de bandas marciais escolares da rede pública estadual de ensino, ocorrido nesta quinta-feira (15), e que acontecerão nas ruas de Aracaju até o dia 23 de agosto.
Os ensaios gerais das bandas são encontros que servem como ferramentas de inclusão, engajamento entre as fanfarras e troca de experiências preparatórias para o tradicional desfile cívico do dia 7 de setembro, na avenida Barão de Maruim.
No primeiro ensaio, foram quatro bandas, envolvendo mais de 230 alunos, maestros e coordenadores. Dos dois lados da avenida, o público compareceu e mostrou como será a alegria na avenida no 7 de Setembro.
“Já desfilei muito e gosto de participar. Incentivo meus filhos e torço para que tudo dê certo na avenida”, incentiva a dona de casa Mariana das Dores, acompanhada do pequeno Antony.
Para o veterano instrutor da banda de percussão do Centro de Excelência João Costa, Renato Zuzarte, os ensaios trazem expectativa de que tudo seja como previsto na avenida. Ele afirma que começou a ensaiar desde março, e os desfiles preparatórios funcionam como uma atividade para corrigir ou melhorar o desfile.
Aproximadamente 30 bandas participarão dos circuitos distribuídos na programação, que continua nesta sexta-feira, 16, quando o Ensaio Geral passará pelo bairro Santos Dumont, com concentração no Centro de Excelência Governador Augusto Franco. No dia 17, a comunidade do bairro Ponto Novo já aguarda com expectativa toda a movimentação, e o ponto de encontro será o Centro de Excelência Governador Leandro Maciel.