O município de São Miguel do Aleixo, localizado a 67 km de Aracaju, terá apenas uma candidata na disputa pela prefeitura nas eleições deste ano. Cleane de Everton, do partido União Brasil, foi a única a registrar sua candidatura junto à Justiça Eleitoral.
Cleane é irmã do ex-prefeito Everton Lima (PSC), que morreu em um acidente de carro poucos dias antes das eleições de 2020. Na época, Everton era apontado como favorito à reeleição. Com a tragédia, o vice-prefeito Gilton Menezes (PSC) assumiu o cargo e concluiu o mandato.
Natural do município Itabaiana, Cleane tem 41 anos e ocupou o cargo de secretária municipal de Finanças na gestão atual. Sua candidatura única reflete uma tendência crescente no Brasil. Segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o número de cidades com apenas um candidato à prefeitura quase dobrou em comparação com a última eleição. Em 2020, 108 municípios tinham candidaturas únicas; este ano, são 214.
Esse é o maior número de candidaturas únicas desde 2000, quando a CNM começou a registrar esses dados. Com apenas um nome na disputa, Cleane precisa de um único voto para se tornar a próxima prefeita de São Miguel do Aleixo, um fenômeno que também se repete em várias outras localidades do país.
por João Paulo Schneider