O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) realizou na noite dessa sexta-feira (30), em parceria com a Indie Hero, o evento que marca o fim do ciclo de treinamentos da primeira temporada do Next Sebrae. A iniciativa visa fomentar o ecossistema de jogos digitais, por meio de ações e capacitações exclusivas com foco em negócios. Na ocasião, projetos receberam reconhecimento pelo destaque de desempenho no decorrer da temporada.
Oferecida pela Unidade de Soluções de Inovação e Mercado do Sebrae/AM em parceria com a consultoria especializada Indie Hero, os participantes tiveram 3 meses de treinamentos online com especialistas, empreendedores do setor, mentorias especializadas em desenvolvimento de produto, além de oportunidades de participação em eventos de mercado para divulgarem seus produtos.
–
Buscando alinhar-se ao mercado digital dos games sem deixar de carregar as origens, o desenvolvedor do Amazon Hydro, Kevin Alexander, foi um dos destaques do ciclo de capacitação. O estudante de engenharia elétrica criou o primeiro jogo de simulação de barcos da região amazônica.
“Eu acredito que antes de olhar outros mercados, nós precisamos valorizar nossa cultura e a nossa língua. Eu sou de Careiro da Várzea e como qualquer outro ribeirinho, há o desejo de se ter uma embarcação e comandá-la, por isso o jogo traz recursos característicos da região, como o mapa, o cenário e a geografia de cada localidade. Nossos maiores downloads estão no Pará, Amapá e Amazonas, com isso o jogo pode ajudar até mesmo no treinamento de novos aquaviários na região”, disse Kevin.
Para o gerente de projetos da Indie Hero, Thiago Santiago, o mercado no Amazonas possui um potencial significativo. “A ideia do Next é elevar o nível desses desenvolvedores e fazer com que eles tenham autonomia para vender os seus próprios produtos”. Santiago destacou ainda que “no Amazonas, visualizamos projetos incríveis que brincam com a própria cultura e que possuem uma maturidade fora da curva, comparado a outros estados”, declarou.
Segundo o Analista do Sebrae-AM e gestor do projeto NEXT, Denys Cruz, os desenvolvedores locais estão explorando temas culturais amazônicos em seus jogos, o que cria uma identidade única para o mercado de games da região.
“Estamos em uma ascensão, os jovens estão saindo das universidades com cursos cada vez mais digitais e a economia criativa também se torna uma vertente em que vira um incentivo para o mercado, pois é uma grande demanda e nós possuímos esse diferencial, explorando um mundo único. Então nosso papel é apoiar esses desenvolvedores nas suas principais dores, além de levá-los para eventos e conectá-los com os principais atores e apoiadores do setor. É apresentar como acessar esse mercado e conquistar investimentos.”
Este ano, buscando também oferecer incentivo e estímulos para a comunidade de desenvolvedores de games no estado, o Sebrae Amazonas retorna com a Feira do Empreendedor 2024, evento que vai comportar uma megaestrutura com arenas segmentadas, entre elas a de Inovação. O espaço terá ambiente focado em games, que irá proporcionar networking e experiências tecnológicas. O evento ocorre nos dias 19, 20 e 21 de setembro e as inscrições podem ser feitas no site feiradoempreendedoram.com.br .