Na comédia romântica de 1984 “The Lonely Guy”, um restaurante lotado fica em silêncio quando Steve Martin diz ao anfitrião que quer uma mesa para jantar sozinho. Um holofote brilha sobre ele enquanto ele caminha desajeitadamente até seu assento.
Envergonhado demais para admitir que está jantando fora sozinho, Martin finge ser um crítico de restaurantes e pega um caderno quando seu pedido chega.
Mas o estigma de jantar sozinho desapareceu, pois mais pessoas vivem sozinhas do que nunca. Hoje, mais pessoas estão fazendo reservas para um.
Na plataforma de reservas de restaurantes OpenTable, as reservas online para grupos de uma pessoa em restaurantes com mesas aumentaram 8% nos 12 meses encerrados em 31 de maio, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Uma pesquisa online com 2.000 consumidores em junho encomendada pela OpenTable descobriu que 60% dos entrevistados jantaram sozinhos no ano passado, incluindo 68% dos entrevistados da Geração Z e da Geração Y.
Algumas pessoas preferem jantar sozinhas porque é conveniente, sem cozinhar ou limpar em casa. Outras estão buscando ativamente refeições sozinhas como uma forma de experimentar novos restaurantes. A geração Y e a geração Z estão impulsionando o crescimento do jantar sozinho, de acordo com pesquisas, donos de restaurantes e observadores da indústria. As mídias sociais tornaram mais fácil para as pessoas encontrarem restaurantes adequados para uma refeição sozinhas, e as tendências demográficas reforçaram a tendência.
O crescimento de restaurantes fast-casual como Chipotle e Sweetgreen, que atendem almoços individuais durante o dia de trabalho e jantares práticos, também tornou mais fácil para algumas pessoas se sentirem confortáveis em dar o próximo passo e sentar-se em uma mesa ou bar para almoçar ou jantar, dizem especialistas.
As tendências gastronômicas são um reflexo de grandes mudanças no que está acontecendo ao nosso redor, disse Stephen Zagor, consultor de restaurantes que leciona na Columbia Business School.
“Aqui, jantar sozinho é o reflexo de comportamentos sociais maiores.”
Um recorde de 30% dos americanos vivem sozinhos , e as pessoas estão se casando mais tarde do que nunca e com menos frequência do que nunca. Apenas 37% dos americanos com idades entre 25 e 49 anos eram casados e tinham filhos , abaixo dos 67% em 1970.
Pesquisas mostram que as atitudes dos consumidores em relação a jantar sozinho também mudaram. Em uma pesquisa de 2022 com 1.200 consumidores, a empresa de pesquisa de mercado Mintel descobriu que 60% dos entrevistados se sentiam confortáveis comendo sozinhos em um restaurante casual.
Alguns clientes que comem sozinhos veem uma refeição sozinhos como uma forma de se desligar e se presentear, disse Robin Chiang, diretor de crescimento da OpenTable. A pesquisa da OpenTable mostrou que o “tempo para mim” é o principal motivo pelo qual as pessoas comem sozinhas. “Tempo sozinho muito necessário” também foi o principal motivo citado para jantar fora sozinho na pesquisa de 2023 encomendada pelo aplicativo de reservas de restaurantes Resy.
“Eu meio que prefiro porque você tem a oportunidade de vivenciar isso por conta própria e fazer conexões”, disse Leandra Moultrie, 34, uma profissional de marketing e autointitulada foodie que frequentemente janta sozinha em Orlando, Flórida, para brunch, almoço, jantar e degustações do chef.
A ascensão de blogueiros de comida no Instagram tornou mais fácil para ela descobrir lugares intrigantes para fazer uma refeição sozinha, disse Moultrie. Ela usou seus passeios solo para experimentar novas culinárias e interagir com bartenders, garçons e outros convidados. Ela geralmente procura uma mesa, mas ela se senta no bar em restaurantes animados.
Moultrie admite que recebe perguntas de funcionários de restaurantes e de outros clientes quando come fora sozinha, como se estivesse esperando um encontro.
Os restaurantes também estão percebendo a tendência de refeições individuais e ajustando suas estratégias, como adicionar mais mesas de chef e assentos no balcão.
“Do lado do restaurante, é uma oportunidade de preencher assentos. Restaurantes vendem assentos, não mesas”, disse Zagor.
Yasmin Wages, coproprietária do restaurante tailandês e vietnamita Malai Kitchen , que tem quatro unidades na área de Dallas-Fort Worth, disse à CNN que o Malai Kitchen está registrando um aumento nas reservas individuais para almoço e refeições no final da tarde.
“Anteriormente, os clientes que comiam sozinhos preferiam sentar no bar”, ela disse. “Cada vez mais, eles estão preferindo uma mesa ou cabine mais privada.”
O mais novo restaurante de Wages, que abriu há três anos, foi projetado com cabines menores, para duas pessoas. Elas estão se mostrando perfeitas para clientes solteiros. Cada prato do menu é projetado como uma porção de tamanho individual, o que também é um atrativo para pessoas que comem sozinhas.
“Jantares individuais têm um pequeno cubículo. Eles realmente gostam da intimidade, da privacidade”, disse Wages.
Jantar sozinho costumava ser menosprezado, ela disse. Agora, “parece tranquilo para mim. Você pode se desconectar do mundo por 40 minutos e aproveitar sua comida.”
Adam Burke, vice-presidente de operações do Corner Table Restaurants, dono do The Smith e do Parla em Nova York, Chicago e Washington, DC, disse à CNN que jantar sozinho é “algo que adoramos focar”.
Clientes solteiros geralmente estão mais interessados em fazer perguntas e se envolver com a equipe do que outros, ele disse. Garçons e bartenders são treinados para dar tempo adicional a clientes solteiros, explicando novos itens do menu e oferecendo sugestões.
“Há um grau de intenção” entre as pessoas que vêm para uma refeição solo, disse Burke. “Você obtém uma conexão muito engajada com esse convidado. Isso apresenta uma oportunidade de dar a eles uma experiência especial, e eles provavelmente estão curiosos sobre o que estamos fazendo.”