Inaugurada recentemente no térreo do prédio da atual estação rodoviária de Telêmaco Borba, no centro da cidade, a Feira da Agricultura Familiar tem inovado a forma de comercialização da produção de mais de 900 famílias do centro norte do estado do Paraná.
A Feira é fruto de uma parceria iniciada em 2015 com a Klabin, por meio do Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, que também conta com a parceria da Apremavi. O programa se dedica a trabalhar em prol do desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios nos quais está inserido, sendo 11 no Paraná e cinco em Santa Catarina.
“Ao longo dos anos, o Sebrae teve escopo ampliado no Programa. Além do atendimento pontual aos produtores rurais, apoiamos a formação da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro Norte Paraná (CCN-PR). Com a CCN, valorizamos a economia circular, o resgate da história das cooperativas e do homem do campo. E a Feira, veio para impulsionar e estabelecer a Central, tendo em vista que os agricultores comercializam e divulgam seus produtos no local”, explica Suellen Pavanelo, consultora do Sebrae/PR.
A CCN/PR é composta pela Coaf de São Jerônimo da Serra, Copasol de Sapopema, Coopervati de Telêmaco Borba, Coocat-Mel de Telêmaco Borba e Coopercandi de Cândido de Abreu, com mais de 900 famílias associadas, de 40 cidades do Paraná.
“A Feira surgiu com o objetivo de promover o empreendedorismo da CCN e seus fornecedores, além de novos negócios, gerar empregos e aumentar a renda dos produtores familiares. E o Sebrae/PR teve papel essencial nessa articulação com as instituições, formação e engajamento dos produtores rurais, trazendo inovação na produção e ampliação da comercialização, sempre prezando pela sustentabilidade”, desta Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
Além do papel diretamente ligado à formação e engajamento dos produtores rurais, o Sebrae/PR realizou toda a concepção do projeto arquitetônico. Esta iniciativa foi desenvolvida por meio do Sebraetec, programa que incentiva e subsidia inovações que podem transformar o setor dentro das empresas.
“Para a Feira da Agricultura Familiar pensamos em um espaço que melhora a experiência do visitante e otimiza a apresentação dos produtos. Para a construção, também priorizamos os fornecedores locais, móveis de papelão da Klabin, aroma e sonorização que reforcem a narrativa da sustentabilidade presente em todas as ações propostas pelo Matas Sociais e pela Feira”, complementa.
Regiane Aparecida Moura as Silva, presidente da Central de Cooperativas, acredita que o cuidado na concepção do local e a valorização dos produtos da agricultura familiar são os principais fatores que estimulam a compra. “O público chega e já sente cheiros, vê uma imagem diferenciada, um ambiente acolhedor, com variedade de alimentos e colorido. Isso impulsiona o movimento das vendas e reflete na realidade de quem está no campo produzindo, porque o produto tem vazão, e, por consequência, a remuneração das famílias também melhora”, destaca.
Programa Matas Sociais
O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis é um projeto da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae/PR que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais em Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Curiúva, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Cândido de Abreu, Rio Branco do Ivaí, Reserva, Tibagi e Ventania.
O Programa auxilia na adequação de propriedades rurais à legislação florestal. Também contribui no planejamento sustentável e na diversificação do uso da propriedade. Incentiva assim a agricultura familiar, a permanência no campo, o desenvolvimento da cadeia de produção e consumo na região e o empreendedorismo. O projeto que antes atuava exclusivamente no Paraná, também tem uma frente de atuação em Santa Catarina.
–