O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) é o realizador do Desafio Liga Jovem, a maior competição de empreendedorismo tecnológico escolar do Brasil. Em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, foram selecionados quatro projetos de estudantes mato-grossenses para a etapa regional do evento. A escolha dos projetos foi feita por uma banca especializada do Instituto, que conduziu um debate detalhado sobre as propostas. A etapa estadual, promovida pelo Sebrae/MT e coordenada pelo Instituto Ideias de Futuro, recebeu 976 inscrições de 54 municípios de Mato Grosso, abrangendo todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior.
Das 79 propostas entregues por escolas públicas e privadas de 21 municípios, foram selecionadas as seguintes equipes para a etapa regional:
–
Categoria Ensino Fundamental
Equipe: Pensadores do Futuro
Projeto: Educa Acessível
Instituição: Escola Estadual São José do Rio Claro
Categoria Ensino Médio
Equipe: Wire Wizards
Projeto: Sistema Integrado de Controle e Segurança
Instituição: Escola Estadual Ulisses Guimarães
Categoria Ensino Técnico Profissional
Equipe: Ciência Criativa II
Projeto: Ciência Criativa II
Instituição: IFMT, Campus de Rondonópolis
Categoria Ensino Superior
Equipe: Eco-tube
Projeto: Eco-tube
Instituição: Unemat, campus de Tangará da Serra
–
Felipe Tavares, gestor do programa Educação que Transforma do Sebrae/MT, explica que o Desafio Liga Jovem tem como objetivo estimular os estudantes a desenvolver soluções inovadoras para problemas de seu entorno e a compreender como eles percebem e enfrentam questões sociais em suas comunidades por meio do empreendedorismo tecnológico.
“Foram sensibilizados mais de 4 mil estudantes em Mato Grosso. O concurso é dividido em quatro categorias: Ensino Fundamental (8º e 9º ano), Ensino Médio, Educação Técnica Profissional e Educação Superior. Estamos torcendo para que nossos representantes avancem na etapa regional e sejam selecionados para a fase nacional”, destaca Tavares.
Uma importante novidade nesta edição são as políticas afirmativas para estudantes da rede pública de ensino: 4 dos 6 projetos classificados para as disputas regionais pertencem a esse grupo. A partir desta etapa, esses jovens receberão um acréscimo de 15% na pontuação de seus projetos, com o objetivo de equalizar as oportunidades para participantes com diferentes níveis de infraestrutura para desenvolver seus trabalhos.
Etapa Regional
Os vencedores de cada estado apresentam seus projetos para uma nova banca de jurados online. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem com tudo pago para participar da fase final presencialmente e ainda recebem um smartphone para cada participante e orientador.
Dinâmica do DLJ2
A 2ª edição do Desafio Liga Jovem, além de apresentar 4 categorias, uma para cada nível de ensino, oferece 3 etapas: estadual, regional e nacional, nas quais todos os vencedores são premiados. Ao final, os primeiros colocados de cada categoria ganham uma viagem internacional, além de notebooks para estudantes e educadores. Neste ano, o Desafio Liga Jovem tem o objetivo de impactar diretamente 20 mil estudantes de todas as regiões brasileiras.
–
–