11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Empreendedorismo
  • COP 30 abre portas para negócios sustentáveis na Feira do Empreendedor 2024 | ASN Nacional

COP 30 abre portas para negócios sustentáveis na Feira do Empreendedor 2024 | ASN Nacional

O maior evento de empreendedorismo do país, a Feira do Empreendedor 2024, terá a participação dos representantes da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A parceria visa estimular a abertura de novos negócios sustentáveis na região amazônica e promover a competitividade entre as pequenas empresas. Aproximadamente 25 mil visitantes são esperados para o evento que ocorre nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Sesi Clube do Trabalhador, na Av. Cosme Ferreira, bairro São José I.

Promovida pelo Sebrae/AM, a FE24 terá painel com exemplos de ações e negócios em desenvolvimento para garantir que as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEI) aproveitem as oportunidades da conferência da ONU sobre mudanças do clima, prevista para ocorrer em novembro de 2025, na capital Belém (PA).

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, a COP 30, que envolve diretamente os estados amazônicos, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, terá um papel crucial na promoção dos negócios amazônicos. A região, reconhecida por sua vasta biodiversidade e recursos naturais, está no centro das discussões globais sobre sustentabilidade. Segundo ele, a COP vai oferecer uma oportunidade única para que os empreendedores e investidores conheçam e desenvolvam negócios inovadores baseados nos princípios da bioeconomia e preservação ambiental.

Belém sediará a COP 30 no próximo ano. Para ressaltar a importância do evento, apresentaremos na Feira do Empreendedor no Amazonas diversos produtos com insumos da Amazônia. O Espaço COP 30 reunirá empreendimentos da região Norte em um único local, destacando o evento que atrairá milhares de visitantes à capital paraense. Essa iniciativa visa enriquecer ainda mais a Feira e divulgar a Conferência para os visitantes.

Ainda segundo assessoria da diretoria do Sebrae Pará, os pequenos negócios terão a oportunidade de expor para o mundo as suas soluções, mostrando como mitigar os problemas climáticos atuais.

Durante a Feira do Empreendedor 2024, serão discutidas soluções empresariais que vão desde a exploração sustentável de recursos até novas tecnologias verdes que podem transformar a economia local, criando um ambiente favorável para que pequenos e médios empresários da Amazônia possam se destacar, a fim de atrair investimentos e parcerias estratégicas que valorizem a preservação do bioma.

O que é a COP 30?

A COP (Conferência das Partes) é uma Conferência das Nações Unidas decorrente da Rio 92 que reúne representantes das Partes (Estados Membros/Países) que são signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Na COP se discute e se estabelece compromissos diplomáticos dos 197 países signatários incluindo a União Europeia para combater as mudanças climáticas. As partes se reúnem todos os anos para analisar o progresso da implementação da Convenção, metas nacionalmente determinadas (NDC) e outros instrumentos para sua implementação são propostos, avaliados e aprovados.

As principais decisões das COPs são tomadas pelas “Partes”, que têm direito a voto nas negociações e devem concretizar as ações acordadas. Participam da Conferência 196 países membros, uma organização regional (União Europeia); os estados subnacionais dos países; as organizações não governamentais (ONGs) e as iniciativa privada como observadores das COPs.

Em 2025, o estado do Pará será a sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). A expectativa é que cerca de 60 mil pessoas visitem o evento, gerando novos negócios e empregos, principalmente para os estados da Amazônia Legal.

Feira do Empreendedor em Manaus

O evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro, das 13h às 21h, no Sesi Clube do Trabalhador, na cidade de Manaus. Para se inscrever, basta acessar o site feiradoempreendedoram.com.br

Na plataforma, o interessado terá acesso às informações da programação do evento e os valores correspondentes aos ingressos para as palestras especializadas, além de se cadastrar gratuitamente para ser um visitante.

Patrocinadores e Apoio

Além de contar com a COP 30, a FE24 conta com os seguintes patrocinadores: a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que envolve diretamente os estados amazônicos, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (COP 30), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema OCB/AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Logic Pro, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Caixa Econômica Federal, PagBank, Banco do Brasil e Governo Federal, Critéria Energia Solar, O Boticário, Ergo Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o Banco da Amazônia (BASA).

Como apoio e parceiros para a realização, a instituição conta com cooperadores da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – AM (Senar), Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Amazonas (AJE), Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e Empreendedoras Individuais do Amazonas (FREMPEEI), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), e Receita Federal (RFB). Além dos parceiros TIK TOK E SHOPEE, EBW Passou-Ganhou e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Holiday Inn Manaus e Hotel Ibis Manaus.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…

Área Ciclismo e Corrida funcionará normalmente neste sábado, 23

(Foto: SMTT) A Prefeitura de Aracaju informou que, mesmo com a realização do…

Inteligência artificial para alavancar vendas é tema de Masterclass do Sebrae-SP | ASN São Paulo

‘Ferramentas de Inteligência Artificial para alavancar o marketing e as vendas do seu negócio’ é…