BONITO (MS) – O último dia de palestras e encontros do Inspira Ecoturismo foi iniciado com um painel sobre o papel de gestores com propósito nas instituições. Mediado por Isabella Montello, do Sebrae-MS, o bate-papo contou com a presença de Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae Nacional, Bruno Wendling, da Fundtur, e Luiz Del Vigna, da Abeta.
As personalidades compartilharam suas vivências com viagens, o poder transformador de se conectar com outras culturas e os desafios de implementar um Turismo verdadeiramente aliado da natureza.
Ana Clévia se emocionou ao partilhar sua trajetória no sertão do Ceará até chegar à posição de liderança na Coordenação de Projetos do Sebrae Nacional.
“Eu cresci ouvindo falas preconceituosas sobre o povo nordestino, que o Nordeste não tinha valor, e hoje eu atuo para que mais pessoas com origens humildes como a minha sejam respeitadas, tenham o mínimo para sobreviver. Meu objetivo no Turismo é contribuir para que o Brasil seja referência em segurança para seus moradores e visitantes”
Ana Clévia, coordenadora de Projetos do Sebrae Nacional
A personalidade ainda é cofundadora do Mulheres no Turismo em Rede, que visa conscientizar sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e por uma participação justa na sociedade e, principalmente, no setor de Turismo.
Quem também compartilhou sua história foi o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling. Há 26 anos no Turismo, o profissional se tornou especialista em ecoturismo e se descobriu como gestor do Turismo do Mato Grosso do Sul.
Wendling confessou que gosta de abraçar causas importantes da sociedade, fazer a mudança por meio do Turismo (principalmente as comunidades indígenas e LGBT) e agir em prol da Agenda Climática Mundial.
Outro destaque da sua apresentação foi o Bonito Eco Criativa – Smart City, projeto focado em economia criativa, inovação, sustentabilidade e educação, que visa tornar Bonito a primeira cidade ecocriativa do Brasil e recertifica-lo como destino carbono neutro.
Luiz Del Vigna, sócio-fundador da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), completou o painel trazendo reflexões sobre a importância do Turismo de Natureza para o bem-estar dos seres humanos, principalmente a saúde mental.
“O que me motiva a continuar atuando no setor é que eu realmente acredito no poder transformador da natureza e o quanto ela pode contribuir com a vida humana. Viagens transformam vidas e temos que estar abertos ao diferente, a nos conectarmos com o mundo”
Luiz Del Vigna, sócio-fundador da Abeta
O Portal PANROTAS viaja a convite do Sebrae-MS.