11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • Parceria entre Sebrae e Apex prevê mais R$ 175 mi para pequenos negócios exportadores | ASN Nacional

Parceria entre Sebrae e Apex prevê mais R$ 175 mi para pequenos negócios exportadores | ASN Nacional

Cooperativas, micro e pequenas empresas (MPE), especialmente das regiões Norte e Nordeste, receberão um incentivo a mais para que possam iniciar ou aperfeiçoar a jornada exportadora. O Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) celebram convênio no valor de mais de R$ 175 milhões nesta terça-feira (17), no Palácio do Planalto. A cerimônia de assinatura contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do presidente do Sebrae, Décio Lima, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

De acordo com dados do governo federal, apesar de somarem 41% do total das empresas exportadoras brasileiras, o montante comercializado pelo segmento não chega a 1% do total de recursos movimentados no país (US$ 3,2 bilhões de exportações em 2022). Além disso, quase 60% das exportações das MPEs são para as Américas.

O Sebrae e a Apex estão assinando este convênio para que possamos levar a integração da economia internacional também para as micro e pequenas empresas. O Sebrae tem o papel de atuar nas condições do ambiente de negócios e naquilo que é imprescindível, permitindo que os pequenos possam participar das agendas internacionais de interação econômica.

Décio Lima, presidente do Sebrae

Alinhada à Política Nacional da Cultura Exportadora, do governo federal, a parceria entre Sebrae e Apex prevê o desenvolvimento de novos produtos/metodologias para suprir lacunas na jornada do empreendedor que quer começar a exportar.

Entre as principais ações previstas pelo Sebrae, estão: ampliar a capilaridade de atendimento às pequenas empresas brasileiras; atuar nos diferentes estágios de maturidade das MPEs para internacionalização, em ações de capacitação, qualificação e preparação; contribuir de maneira coordenada para ampliar o acesso aos serviços de promoção de negócios internacionais/inserção em novos mercados; e incentivar maior participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…

Área Ciclismo e Corrida funcionará normalmente neste sábado, 23

(Foto: SMTT) A Prefeitura de Aracaju informou que, mesmo com a realização do…