A educação, a inteligência artificial e a acessibilidade aplicada à robótica serão alguns dos destaques da edição deste ano do Go!RN, com o Encontro de Robótica e Inovação do Rio Grande do Norte (ERI-RN) sendo realizado, pelo segundo ano consecutivo, durante o evento de inovação. O Encontro, que também conta com uma mostra de projetos de robótica, está em sua quarta edição e visa compartilhar práticas e aprendizados sobre o uso da tecnologia no estado. O Go!RN, uma realização do Sebrae-RN em parceria com 40 correalizadores, acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro de 2024, no Centro de Convenções de Natal.
O ERI-RN, que acontece dentro do espaço temático Robótica, tem como tema central neste ano: “IA e Robótica: Novos Caminhos para a Educação”, com grande parte da programação de painéis e exposições focada em novas perspectivas sobre o uso da tecnologia em sala de aula nas diferentes etapas escolares. Por meio de palestras, painéis, apresentação de trabalhos acadêmicos e exposições, o Encontro abordará a transformação das práticas pedagógicas, além de incentivar a criatividade e a inovação no ambiente estudantil por meio da robótica.
Um exemplo da aplicação escolar da robótica é o SESI Escola, que marca presença no evento, mobilizando a comunidade escolar para participação. Além disso, a instituição levará protótipos desenvolvidos por seus alunos para exposição, como os robôs industriais RFC, com 54 kg, o modelo semi-industrial FTC e um carrinho de Fórmula 1 utilizado em competições.
Uma das atividades mais tradicionais e aguardadas pelo público no Encontro Go!RN é a Mostra de Robótica. O evento contará com projetos de diversas instituições que promovem o ensino e a prática de tecnologia, como UFRN, UFERSA, IFRN, UERN e SESI Escola. Na Mostra, o público terá a oportunidade de conhecer projetos que abrangem, além da robótica, áreas como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada.
Segundo uma das coordenadoras do ERI-RN, a professora doutora da UFERSA, Akynara Aglaé, especialista em tecnologias educacionais, a proposta da programação do Encontro dentro do Go!RN é desmistificar as dificuldades de acesso à robótica. “A relevância e grande participação do público no Go!RN nos possibilitam levar à sociedade as vantagens e benefícios da robótica, quebrar mitos e mostrar como ela pode ser acessível com soluções de baixo custo que podem ser integradas a qualquer grupo interessado em conhecer e estudar mais essa prática”, expõe.
Da mesma forma, para David Góis, gerente de Negócios, Inovação e Tecnologia no Sebrae-RN, a realização do ERI-RN durante o Go!RN tem como principal objetivo democratizar a tecnologia da robótica para diferentes públicos, aproximando essa tendência de diversos setores.
A programação do espaço Robótica fortalece o debate entre pesquisadores e estudantes, incentivando o aprofundamento de conhecimentos no mercado. Além disso, demonstra à sociedade que a aplicação da robótica é viável e acessível, inclusive em negócios tradicionais.David Góis, gerente de Negócios, Inovação e Tecnologia no Sebrae-RN.
O gerente ressalta ainda que o Encontro é uma chance de compreender entender o que há de melhor disponível em tecnologia, tanto no campo acadêmico quanto no mercado, considerando também a oportunidade para as instituições de ensino de promover e divulgar suas iniciativas na área,
Robótica e acessibilidade
Como diferencial deste ano, Akynara destaca a inclusão da discussão sobre acessibilidade na robótica, abrangendo tanto o ensino para pessoas com deficiência quanto o uso dessa tecnologia para promover o bem-estar, a autonomia e o cuidado desse público.
“Percebemos que o próprio espaço da Robótica no evento já abordava esse tema em diversos projetos. Com base nessa constatação, decidimos destacar o assunto na mesa de abertura do Encontro e em outros painéis”, relata a coordenadora do ERI-RN, citando como exemplo o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo de Mossoró, que estará expondo trabalhos realizados com surdos.
“A ideia é que as pessoas conheçam essas práticas de robótica e se inspirem a adaptar e criar outras ideias inovadoras”Akynara Aglaé, professora doutora da UFERSA, coordenadora do ERI-RN.
Neste contexto, a mesa de abertura terá como título “Inovação Tecnológica para Pessoas com Deficiência: Superando Barreiras com Acessibilidade” e contará com referências regionais no assunto. Entre os convidados está Nivaldo Vasconcelos, professor do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE, com estudos em neurorobótica e atuação na inclusão de pessoas com severas deficiências motoras no aprendizado de robótica. Além dele, Andreia Gurgel, da Secretaria Estadual de Educação do RN, compartilhará sua experiência com a prática de fotografia por pessoas cegas.
Realização e Inscrições
O Go!RN 2024 acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, reunindo uma diversidade de participantes, desde comunidades de startups, micro e pequenas empresas, até geeks, investidores, aficionados por tecnologia e games, e personalidades do cenário digital local e nacional.
Entre os 40 correalizadores estão a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado, FAPERN, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Metrópole Parque e o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, entre outros parceiros de destaque.
Para garantir a participação no Go!RN 2024, os interessados devem se inscrever antecipadamente no site oficial do evento: https://gorn.com.br. Além disso, os veículos de comunicação que desejam cobrir o evento devem realizar o credenciamento prévio por meio do seguinte link: https://intelisoft.com.br/gorn/principal.asp?ct=8