11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Eleições: confira a entrevista do candidato Luiz Roberto (PDT)

Eleições: confira a entrevista do candidato Luiz Roberto (PDT)

Confira a entrevista do candidato Luiz Roberto (PDT) (Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira, 18, o Portal Infonet divulga a entrevista com o ex-secretário da pasta de Desenvolvimento Urbano (Sedurbi), Luiz Roberto, candidato à Prefeitura de Aracaju pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Durante a entrevista, o candidato aborda temas de grande interesse público, como Educação, Emprego, Saúde, Cultura, Mobilidade Urbana e Plano Diretor. O objetivo é apresentar suas propostas e visão para a cidade, permitindo aos eleitores conhecer melhor suas ideias para o futuro da capital.

Portal Infonet- Quais são suas propostas para reduzir o tempo de espera por consultas e exames na rede pública de saúde de Aracaju?

Luiz Roberto: A partir de um levantamento criterioso das demandas identificadas na nossa rede, vamos reestruturar as equipes do Programa de Saúde da Família em diversas unidades, aumentando o número dessas equipes e ampliando a oferta global dos serviços de saúde. Ampliar os serviços oferecidos no Cemar – Centro de Especialidades Médicas de Aracaju, suprindo a demanda por consultas especializadas. Construir o Centro de Imagem e Diagnóstico, que vai atuar diretamente reduzindo o tempo de espera para realização de diversos exames, sobretudo os mais complexos, como ultrassons e ressonâncias magnéticas. E construir um Centro de Referência para Atendimento Especializado exclusivo para pacientes infantis neurodivergentes, com a lógica da abordagem integrada, multiprofissional e com espaços inovadores e inclusivos para proporcionar o desenvolvimento psicomotor, lúdico e emocional das crianças. Essa é uma demanda crescente, e de extrema relevância social atualmente, já presente nas nossas propostas apresentadas à população aracajuana.

Portal Infonet- Qual é o seu plano para ampliar o acesso à educação infantil em Aracaju, garantindo vagas para todas as crianças em idade pré-escolar?

L.R: Vamos valorizar o quadro de profissionais, num primeiro momento incorporando já a contratação de novos 425 professores aprovados em concurso, bem como a retomada do programa denominado Professor ON, que permite acesso a equipamentos para o parque tecnológico pessoal destes profissionais, além do investimento na formação continuada e aperfeiçoamento, por intermédio do Ceafe – Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação. Em relação às vagas nas creches, vamos construir oito novas unidades por toda a cidade. Isso será capaz de zerar a fila por vagas. E vamos construir as unidades do 17 de Março, Santa Maria, Bugio, Olaria, Japãozinho, Soledade, Siqueira Campos, Santos Dumont e Mosqueiro/Areia Branca. O foco na Educação Especial também está em nossas propostas, a exemplo da implementação do Creia – Centro de Referência da Educação Especial e Atendimento Psicossocial, para atendimento aos alunos com deficiência, altas habilidades e superdotação.

Portal Infonet- Como pretende ampliar a integração entre diferentes modais de transporte (ônibus, bicicletas, transporte por aplicativos) para melhorar a mobilidade urbana em Aracaju?

L.R: Em primeiro lugar, tocar a licitação do transporte já em curso, através do Consórcio Metropolitano, para redesenhar o sistema de transporte público de Aracaju e Grande Aracaju. Com essa licitação, as cidades dividem as responsabilidades do serviço com as empresas e as empresas terão que cumprir metas: aumentar a frota de ônibus com ônibus novos, criar novas linhas para cobrir itinerários que ainda estejam descobertos e cumprir os horários. Tudo isso vai ser fiscalizado de perto. E tudo isso sendo feito de modo a garantir uma tarifa barata e acessível aos trabalhadores. Continuar com a ampliação e modernização dos terminais. Vamos ainda aperfeiçoar os serviços de táxi desenvolvendo um aplicativo para motoristas e usuários, além de regulamentar o transporte por mototáxis, motoboys, aplicativos e cooperativas de taxi-lotação. Através do adensamento tecnológico, os cidadãos terão ampliadas suas opções de mobilidade. Construir novas ciclovias e integrá-las à malha já existente, com manutenção constante. Pretendemos ainda, a partir da obra dragagem do rio Poxim, dinamizar os estudos para avaliar a viabilidade do transporte fluvial, dada à característica de Aracaju, recortada por rios e canais, como mais um modal disponível.

Portal Infonet- Você tem alguma proposta para a realização de concurso público nas áreas de Saúde e Educação durante o seu mandato?  Em caso positivo, poderia descrevê-la?

L.R:  Sim. Vamos redimensionar as equipes das unidades de saúde, incorporando mais profissionais, via concurso, dentro de um planejamento definido. Aliás, nosso objetivo é realizar concursos em todas as áreas da Saúde. De forma semelhante, estaremos incorporando 425 novos professores aprovados em recente concurso, para recompor o quadro de pessoal da Educação. Vamos realizar concurso para a Guarda Municipal de modo a aumentar seu efetivo e diversificar sua atuação na cidade. Também faremos concurso para a área Assistência Social, numa visão multidisciplinar, incorporando todas as profissões que integram a política do SUAS. Pretendemos, ainda, criar a carreira e realizar concurso público para o cargo de Gestor Público, com o objetivo de ter nos quadros municipais profissionais com alta capacidade técnica, com estabilidade, garantindo a continuidade dos serviços e processos de forma imparcial e tendo como premissa o interesse público.

Portal Infonet- Como pretende utilizar os espaços públicos e culturais da cidade para promover eventos artísticos e culturais, tornando a cultura mais acessível à população?

L.R: Fortalecer o calendário cultural anual para fomentar e consolidar os eventos e manifestações que ocorrem na cidade. Fortalecer o Conselho Municipal de Política Cultural, formado por instituições ligadas ao tema. Com o Movimento Arte Aracaju, vamos promover concursos de talentos nas escolas municipais, estimulando as manifestações culturais dentre os alunos. Também vamos fortalecer o Projeto Verão, que já é um grande sucesso, e promover a Virada Cultural Aracaju, oferecendo programação cultural diversificada em vários bairros com shows, apresentações teatrais, exposições, atividades culturais e oficinas, promovendo entretenimento e democratizando o acesso à cultura a um público diversificado. E fortalecer a política de editais, dando chance aos diversos segmentos de produzirem artisticamente.

Portal Infonet- Quais políticas públicas pretende implementar para estimular a criação de empregos formais em Aracaju, especialmente para jovens e adultos sem experiência profissional?

L.R : No nosso eixo de Desenvolvimento Econômico, temos um plano específico para identificar vocações comerciais e diferenciais competitivos da cidade. Nossa ideia é desenvolver um programa de criação de mão de obra qualificada e incentivo aos empreendedores que contratarem jovens ainda sem experiência. A Prefeitura já criou as bases para este novo ciclo econômico na cidade. Criou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, modernizou leis e fez de Aracaju a capital com o menor tempo de abertura de novas empresas. A nossa meta é fazer de Aracaju uma cidade dinâmica e inserida nas necessidades do mercado de trabalho. E o caminho pra isso é uma ideia inovadora: o CajuHub, qualificando profissionais para áreas da nova economia, a economia 4.0, que está  crescendo, como cibersegurança e games, gerando integração com o segmento industrial e, paralelamente, criando um ambiente de negócios favorável e atrativo aos empreendedores. Além disso, vamos apoiar a criação de startups na área de tecnologia, ciência e inovação. Vamos criar o CredAju, uma linha de crédito para aquisição de equipamentos por microempreendedores individuais. Vamos criar o Start Jovem e pagar uma bolsa pra que os jovens tenham o primeiro emprego sem custo para as empresas. Nossa intenção é dinamizar o foco no empreendedorismo para juventude e a qualificação profissional da mulher. E por em andamento um robusto programa de obras de infraestrutura na cidade, capaz de gerar cerca de nove mil empregos.

Portal Infonet- Quais medidas pretende implementar para preservar e recuperar os ecossistemas naturais de Aracaju, como manguezais, rios e áreas de vegetação nativa?

L.R: No nosso plano de governo está descrito o Plano Municipal de Arborização, que terá como base o inventário florestal de Aracaju, trabalhando tecnicamente todo esse mapeamento de áreas em risco na capital. Teremos também os projetos Mini Bosque, nas praças da cidade, com plantio de árvores frutíferas, dentro de uma visão sustentável, bem como o Programa Integrado de Gestão das Unidades de Conservação, com aprovação dos planos de manejo e constituição de comitê gestor das unidades de conservação do Lamarão, Poxim e Reserva Extrativista das Mangabeiras. Vamos intensificar os estudos ambientais da chamada faixa litorânea, visando a proteção e recuperação dos manguezais. E garantir a sustentabilidade em toda intervenção que a Prefeitura faça na cidade em áreas ambientais, como viemos atuando, sempre em conformidade com a legislação.

Portal Infonet- Como sua administração planeja integrar a mobilidade urbana e a questão habitacional na revisão do Plano Diretor, garantindo um desenvolvimento ordenado e a melhoria da qualidade de vida em Aracaju?

L.R: A atualização do Plano Diretor vai suscitar um grande debate com a sociedade aracajuana e os órgãos competentes, alavancando os instrumentos que vão balizar a adequação urbana da cidade. A partir disso, vamos elaborar o Plano  Municipal de Habitação de Interesse Social, visando identificar o déficit e atuar para combatê-lo. Paralelamente, vamos implantar o CCO- Centro de Controle Operacional, integrado com a SMTT e a Guarda Municipal, monitorando as principais vias da cidade, vigilância de terminais, praças e locais de grande circulação, além do cinturão de vias de acesso, para o monitoramento de entrada e saída de veículos. Juntamente com a ampliação da sinalização semafórica inteligente, teremos controle e gestão dos aspectos de mobilidade urbana e segurança baseada num planejamento estratégico e adensamento tecnológico em favor da qualidade de vida dos aracajuanos.

por João Paulo Schneider 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…