11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Semadesc e Sebrae apresentam alternativa inédita para abertura de empresas pelo WhatsApp | ASN Mato Grosso do Sul

Semadesc e Sebrae apresentam alternativa inédita para abertura de empresas pelo WhatsApp | ASN Mato Grosso do Sul

Durante o 1º Seminário de Registro Empresarial da Jucems, ocorrido na sede da OCB-MS em Campo Grande, na noite desta quarta-feira (18), foi lançado o “MS Agiliza Empresa no Zap”, novidade que permite a abertura de empresas em Mato Grosso do Sul por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. O procedimento já está em operação, oferecendo facilidade e agilidade aos empreendedores.

A medida foi anunciada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Junta Comercial de MS (Jucems), com o apoio do Sebrae/MS. “Essa é mais uma ação rumo ao Estado Digital. É um instrumento importante facilitando o acesso, a abertura de empresas e dinamizando a nossa economia, auxiliando o ambiente de negócios e principalmente nossos pequenos empreendedores do Estado de Mato Grosso do Sul”, avalia o titular da Semadesc, Jaime Verruck, também conselheiro do Sebrae/MS.

“Junta Comercial e Sebrae tem uma parceria no âmbito da RedeSim, que fortalece a integração dos sistemas e facilita a vida do empreendedor. O MS Agiliza Empresa no Zap significa na prática uma maior facilidade para abertura de empresas. É óbvio que isso só é feito nesse estado porque é um estado de vanguarda, que gera oportunidades para os pequenos negócios”, complementa o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

1º Seminário de Registro Empresarial da Jucems. Crédito: Sebrae/MS

A tecnologia foi desenvolvida pela Junta Comercial do Estado do Ceará e cedida ao Projeto Redesim Conectada, que abrange 9 Juntas Comerciais dos estados do AC, AM, AP, CE, DF, MT, MS, RR e RS em parceria com o Sebrae. A Jucems recebeu a ferramenta sem custo para atender, agilizar e desburocratizar os processos de abertura de empresa em Mato Grosso do Sul.

“São 9 Juntas que trabalham juntas nesse aplicativo com o apoio do Sebrae. A Jucems com o intuito de procurar simplificar a vida dos empresários está implantando esse sistema de abertura e vai capitanear todos os municípios do estado. Isso facilita a vida do empresário, que diante do seu celular, com seu acesso rápido, poderá abrir uma empresa em máximo 10 minutos”, pontua o presidente da Jucems, Nivaldo Rocha.

A RedeSim é a plataforma do Governo Federal que regulamenta as principais diretrizes para a abertura de novas empresas e negócios. Essa padronização no processo é importante para o aumento na transparência no registro de dados ligados ao empreendedorismo.

De acordo com a Jucems, Mato Grosso do Sul obteve somente em 2024 um marco de 7.706 empresas abertas, sendo que, no mês de agosto, foram 913 aberturas. Ainda segundo a instituição, atualmente, o registro automático de empresas no estado é feito, em média, em 1 hora e 44 minutos. Mesmo quando o registro não é automático, o processo já é concluído em 4 horas e 15 minutos.

Como utilizar o serviço

Basta que o empresário, contador ou qualquer pessoa que deseja abrir sua empresa em Mato Grosso do Sul cadastre o número (67) 3321-2393 em seu telefone celular, abra o aplicativo WhatsApp e inicie um bate-papo com o “MS Agiliza Empresa no Zap” para dar início ao registro de um novo CNPJ, de qualquer porte.

Mais informações aos empreendedores estão disponíveis por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…