11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Paisagens festivas sergipanas” – Portal Imprensa 1

Na tarde dessa terça-feira, 17, A Escola do Legislativo João de Seixas Dória recebeu a escritora e pesquisadora,  Maria Augusta Mundim Vargas no Projeto Encontro com o Autor Sergipano para apresentação do livro: Cultura e Patrimônio: Paisagens festivas sergipanas.

O livro é composto por quatro partes: ‘cultura: da palavra e dos conceitos’; ‘patrimônio: dos conceitos às leis’; ‘paisagem: geografizando na cultura de Sergipe’ e, ‘arremate: das resistências’.

A obra aborda a paisagem cultural e seus conceitos, expondo a identidade, a herança e o zelo dos sergipanos com o festar. O texto retrata a diversidade e a pluralidade das manifestações festivas sergipanas, passeando, também, pelas silibrinas e pelos festejos natalinos e juninos, caracterizados pela singularidade de suas existências.

“Sinto pelas minhas pesquisas que Sergipe é um dos estados mais ricos na pluralidade de manifestações, das mais diferentes e diversas e que são mantidas pela resistência dos mestres e mestras, detentores dos saberes e fazeres das festas”, disse a pesquisadora.

O livro nasceu de um mundo de pesquisas e observações, desde o início da formação profissional da escritora na Adema quando ‘rodava’ os quatro cantos de Sergipe em busca de material para seus estudos até a formação com o mestrado e doutorado. Maria Augusta Mundim atua em estudos voltados, principalmente, para representações sociais e sustentabilidade do patrimônio cultural. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe e lidera o grupo de pesquisa Sociedade e Cultura, vinculado ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desde 2004.

A apresentação do livro contou com a participação de servidores da casa, alunos e amigos da autora, entre eles o presidente da Funcaju, Neu Fontes, que contribui com informações importantes sobre o folclore e as manifestações do município de Laranjeiras onde ele foi secretário de Cultura. O livro Cultura e Patrimônio: Paisagens Festivas Sergipanas está disponível para leitura na biblioteca Marcelo Déda, na Escola do Legislativo, Palácio Fausto Cardoso, centro de Aracaju.

 

Fotos: Joel Luiz

Por : Rosângela Dória

Reprodução: Portal Imprensa1

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…