11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas noticias
  • Dia Internacional de Libras é celebrado nesta segunda-feira, 23 – Folha de Sergipe

Dia Internacional de Libras é celebrado nesta segunda-feira, 23 – Folha de Sergipe

É celebrado nesta segunda-feira (23), o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Duas leis aprovadas na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (alese), destacam o tema. A n° 7.317/2011, dispõe sobre o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no estado, como meio legal de comunicação e expressão. E a Lei nº 9.073/2022, instituindo o Dia Estadual do Tradutor e Intérprete de Libras, comemorado em 26 de julho.

Genivaldo Oliveira Filho trabalha há 18 ano na TV Alese

No Brasil, a Lei nº 10.436/2002 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinou o apoio à sua difusão e uso pelo poder público. O objetivo do Dia Internacional das Línguas de Sinais é promover debates e reflexões sobre a inclusão e os direitos das pessoas surdas. Entende-se como Libras, a forma de comunicação e expressão em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.  A Lei 7.317 ressalta:

“Devem ser garantidas formas institucionalizadas de apoio ao uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente dos surdos. As instituições públicas e as empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir o atendimento e o tratamento adequados aos portadores de deficiência auditiva. O sistema educacional estadual deve garantir a inclusão, no curso de ensino médio, modalidade normal, do ensino da Língua Brasileira de Sinais, como parte integrante das diretrizes curriculares e não pode substituir a modalidade escrita da língua portuguesa”.

A Lei 9.073 informa que o Dia Estadual do Tradutor e Intérprete de Libras deve ser inserido no Calendário Oficial do Estado e destina-se à realização de eventos com a finalidade de divulgar o trabalho desses profissionais e a importância deste canal de comunicação entre surdos e ouvintes.

“Através das Libras passamos os conteúdos, as informações e também as ideias e expressões. Com isso, atingimos uma população que antes não tinha qualquer tipo de acesso a informação, cultura e cidadania”, destacou recentemente o intérprete de Libras da TV Alese, Genivaldo Oliveira Filho, acrescentando que  ser intérprete de Libras vai além da educação, já que possui o papel de informar; sendo um instrumento de acessibilidade ao levar conhecimento.

Fotos: Joel Luiz/Alese

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…