11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Policia
  • DEPUTADA DENUNCIA DADO DA ONU QUE COLOCA SERGIPE COMO LÍDER EM MORTES E ADOLESCENTES PELA POLÍCIA – FaxAju

DEPUTADA DENUNCIA DADO DA ONU QUE COLOCA SERGIPE COMO LÍDER EM MORTES E ADOLESCENTES PELA POLÍCIA – FaxAju

Deputada Linda Brasil denuncia dado divulgado pela ONU que coloca Sergipe como líder em mortes e adolescentes pela polícia

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta terça-feira, 24, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou a tribuna para lamentar os dados alarmantes que colocam Sergipe como o estado com a maior proporção de mortes de crianças e adolescentes causadas pela polícia. Baseada em um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a deputada destacou que a taxa de 36,9% de mortes violentas entre jovens de 10 a 19 anos é quase o triplo da média nacional, que é de 18,2%.

“São 36 mortes para cada 100 mil habitantes. No ano passado, a política executou 24 pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Essa realidade que enfrentamos é inaceitável. Não podemos nos conformar com esses números, que revelam uma grave violação dos direitos humanos em nosso estado”, enfatizou Linda Brasil. A parlamentar apresentou dados que revelam um aumento no número de mortes de jovens por ações policiais: em 2023, 24 jovens foram mortos, um crescimento em relação a 18 mortes registradas em 2022. O ano de 2021 foi ainda mais trágico, com 27 mortes sob a gestão do ex-governador Belivaldo Chagas.

Durante seu pronunciamento, a deputada denunciou a naturalização da violência policial em Sergipe, afirmando que é preciso medidas eficientes para que a polícia garanta segurança e não mais violência. “Essas mortes não são números, são vidas ceifadas. Cada uma delas representa uma família em luto, uma história interrompida. Vou continuar falando e lutando por justiça até que essa realidade mude. Eu vou continuar falando e atuando contra essa realidade até que uma mudança aconteça”, garantiu.

De acordo com Linda, a situação exposta pela ONU revela a urgência de se implementar políticas de segurança pública que respeitem os direitos das crianças e adolescentes e combatam a violência policial no estado. “Precisamos de uma reforma nas práticas policiais, que priorize a proteção e o respeito à vida, ao invés da violência. Estamos diante de um problema estrutural que requer soluções que respeitem os direitos humanos e promovam a dignidade de todas as cidadãs e cidadãos, especialmente os mais vulneráveis”, concluiu Linda Brasil.

Foto: Ascom

Por Marcela Prado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…