Nesta quarta-feira, 25, o Portal Infonet divulga a entrevista com o procurador Zé Paulo, candidato à Prefeitura de Aracaju pelo Partido Novo (Novo). Durante a entrevista, o candidato aborda temas de grande interesse público, como Educação, Emprego, Saúde, Cultura, Mobilidade Urbana e Plano Diretor. O objetivo é apresentar suas propostas e visão para a cidade, permitindo aos eleitores conhecer melhor suas ideias para o futuro da capital sergipana.
Portal Infonet– Quais são suas propostas para reduzir o tempo de espera por consultas e exames na rede pública de saúde de Aracaju?
Zé Paulo: Ampliar a disponibilidade de exames por meio da contratação dos equipamentos da rede médica privada, nos horários em que estiverem disponíveis e elastecer o período de funcionamento das unidades de saúde, ainda que se faça necessário o pagamento de horas extras.
Portal Infonet– Qual é o seu plano para ampliar o acesso à educação infantil em Aracaju, garantindo vagas para todas as crianças em idade pré-escolar?
Z.P: Conveniar com as creches e pré-escolas da rede privada que não tenham finalidade lucrativa, incluindo as confessionais (religiosas) e comunitárias. Se não houver vagas suficientes, restabelecer, em caráter emergencial, o programa “mães cuidadoras”, fornecendo estrutura para que as mulheres que hoje cuidam dos filhos de outras possam exercer esse múnus com mais qualidade, sob a supervisão do Município.
Portal Infonet- Como pretende ampliar a integração entre diferentes modais de transporte (ônibus, bicicletas, transporte por aplicativos) para melhorar a mobilidade urbana em Aracaju?
Z.P: Não vejo, em Aracaju, qualquer integração de modais. Fomentá-la exige a criação de amplas e seguras áreas para o estacionamento das bicicletas. A melhora na mobilidade passa, ainda, pela implantação de semáforos “inteligentes”, capazes de modificar o período de abertura e fechamento na medida do fluxo de veículos, pela suspensão da faixa exclusiva, hoje injustificável, ante a baixa quantidade de ônibus em circulação, pela efetiva atuação da SMTT nos pontos de estrangulamento e, evidentemente, por obras estruturais, como uma perimetral do bugio à zona de expansão e um anel viário da av. Marechal Rondon à Etelvino Aves, além de viadutos e alças de acesso em pontos específicos da cidade.
Portal Infonet– Você tem alguma proposta para a realização de concurso público nas áreas de Saúde e Educação durante o seu mandato? Em caso positivo, poderia descrevê-la?
Z.P: O município precisa de concurso para todas as áreas; é inaceitável a quantidade de cargos em comissão e contratações temporárias (hoje superiores a 50% dos cargos efetivos), que devem ser, em sua grande maioria, substituídos por cargos efetivos. O limite para os cargos em comissão e contratações temporárias deve ser de 10% do total de cargos.
Portal Infonet– Como pretende utilizar os espaços públicos e culturais da cidade para promover eventos artísticos e culturais, tornando a cultura mais acessível à população?
Z.P: A administração municipal confunde cultura com entretenimento. Aquelas manifestações que identificam as características próprias do povo podem ser incentivadas por meio de parcerias público-privadas, para reforçar equipamentos de consumo coletivo, tais como bibliotecas, museus, galerias, arquivos e teatros. Também a formação de público, com o ensino da música e das artes, aliado ao oferecimento de estrutura e criação de eventos em que se possam realizar as apresentações artísticas, tem o potencial de aumentar a oferta de oportunidades. Os caches baixos e pagos com atraso decorrem da utilização das receitas para contratação de artistas renomados, o que poderia ser realizado pela iniciativa privada.
Portal Infonet– Quais políticas públicas pretende implementar para estimular a criação de empregos formais em Aracaju, especialmente para jovens e adultos sem experiência profissional?
Z.P: A celebração de convênios com o terceiro setor para a formação de mão de obra técnica que atenda às necessidades concretas das “empresas”, a criação de um espaço do empreendedor, para disponibilizar informações sobre empreendedorismo e permitir o contato entre empreendedores, a realização de obras estruturantes e a licitação voltada às micro e pequenas empresas (porque são as grandes empregadoras) nos limites permitidos em lei, são estratégias eficazes.
Portal Infonet– Quais medidas pretende implementar para preservar e recuperar os ecossistemas naturais de Aracaju, como manguezais, rios e áreas de vegetação nativa?
Z.P: – Empreendendo campanha educativa permanente sobre importância da preservação, exercendo fiscalização efetiva sobre as áreas de proteção, inclusive com o uso de “drones” e, sempre que devido, encaminhar o caso ao Ministério Público e aplicar multas administrativas aos infratores. Também imperioso proteger os piscinões naturais, avaliar a qualidade da água, estabelecer programas permanentes de limpeza dos canais e galerias.
Portal Infonet- Como sua administração planeja integrar a mobilidade urbana e a questão habitacional na revisão do Plano Diretor, garantindo um desenvolvimento ordenado e a melhoria da qualidade de vida em Aracaju?
Z.P: Prevendo, no Plano Diretor, a obrigatoriedade de prévia estruturação do local, quer quanto à quantidade e largura das vias, de modo a evitar estrangulamentos, como ao saneamento, abastecimento de água e arborização do espaço, compensando a impermeabilização gerada. Enfim, a cidade precisa de novas construções, mas deve-lhe anteceder a estrutura suficiente a garantir a mobilidade.
por João Paulo Schneider