11/23/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Práticas sustentáveis acompanham pequenos negócios e consumidores | ASN Nacional

Práticas sustentáveis acompanham pequenos negócios e consumidores | ASN Nacional

A preocupação com o meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis tem envolvido consumidores e donos de pequenos negócios. É o que mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aponta que 88% da população tem adotado mais de cinco práticas sustentáveis no cotidiano. Evitar jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício de água, de comida e de energia, reduzir a produção de lixo, reaproveitar a água e adotar serviços compartilhados são algumas das ações realizadas.

Entre os microempreendedores individuais (MEI), a sustentabilidade também recebe uma atenção especial. De acordo com pesquisa do Sebrae, que relacionou dez ações de sustentabilidade e questionou quais delas eram praticadas nas empresas, houve crescimento em todas as medidas; e a iniciativa mais praticada pelos MEI é o controle do consumo de energia (para 75% dos entrevistados), seguida do controle do consumo de água (67%) e da separação de lixo para coleta seletiva (64%). Já entre as micro e pequenas empresas, a única medida que registrou queda foi o controle do consumo de energia, que foi citado por 74% dos entrevistados em 2022 e 70% este ano.

“Para além de uma questão de respeito ao meio ambiente e às demandas de consumidores cada vez mais esclarecidos e exigentes, a pauta da sustentabilidade ambiental também diz respeito à redução dos custos de operação dos pequenos negócios, com a diminuição do desperdício e aumento da eficiência”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima. “A sustentabilidade é um conceito que não tem mais volta e a missão do Sebrae é ser parceiro das empresas nesse caminho”, completa.

Iniciativas

O Sebrae tem realizado programas e ações com o intuito de impulsionar o assunto entre os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Uma dessas ações é o programa Inova Amazônia, que já atendeu mais de 800 startups da região para estimular ideias inovadoras que promovam a bioeconomia. O programa também está nos biomas do Cerrado e do Pantanal.

No ramo dos bares e restaurantes, o Sebrae também tem construído parcerias para aprimorar os produtos e prática dos pequenos negócios. Uma delas é o Conexão Abrasel, realizada com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. O portal oferece capacitações que abordam temas como eficiência energética, gestão de resíduos e alimentos de origem.

Já no campo da moda, o Sebrae lançou neste ano o Guia de Moda Sustentável. O material traz informações e dicas para os empreendedores do segmento da moda se alinharem com a tendência eco-friendly.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Piauí prepara 1ª Feira de Turismo para agentes

Embratur Sebrae Teresina será sede da feira O Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo…

Wiggins volta a marcar 30 pontos, e Warriors vencem os Pelicans em noite discreta de Curry

O esporte é apaixonante, entre outras razões, pela imprevisibilidade. Retrospectos não entram em quadra e,…

Se Europa parar de comprar nossos produtos, pouca coisa aconteceria para nós, diz presidente da ABPA ao WW

Ao anunciar que deixaria de abastecer suas lojas com a carne do Mercosul, o CEO…