Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas converteram o requerimento para ouvir o meia da Seleção Brasileira, Lucas Paquetá, em convocação.
O jogador do West Ham, da Inglaterra, foi indiciado em maio deste ano pela The Football Association – instituição que administra o futebol no país – sob acusação de ter provocado propositalmente o recebimento de cartões amarelos em quatro partidas da Premier League, a principal divisão do campeonato inglês.
O atleta já havia recebido dois requerimentos de convite aprovados pelos senadores para prestar esclarecimentos à CPI. No entanto, com a mudança para convocação, ele agora é obrigado a comparecer à comissão.
Segundo o presidente da comissão, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), como Paquetá não aceitou o convite para comparecer à CPI, ele será ouvido ainda esse mês, juntamente com com a influenciadora Deolane Bezerra, cujo requerimento foi aprovado na reunião de terça-feira (9).
“Ele (Paquetá) não aceitou. Agora é convocação. Ele e a Deolane são convocações para o dia 29. São convocações, agora acabou. Se não a gente perde a credibilidade” afirmou Kajuru.
Paquetá está na lista de jogadores convocados pela Seleção Brasileira para a próxima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo. A equipe disputará dois jogos: o primeiro amanhã, contra o Chile, e o segundo contra o Peru, no dia 15, em Brasília.
“Eu acho um absurdo, eu acho abominável o jogador Paquetá ainda estar na Seleção Brasileira, sendo convocado, jogando. Vai jogar amanhã, vai jogar na semana que vem, sendo que o nome dele está totalmente sendo investigado e os indícios são fortes” completou o senador.
Luiz Henrique
Mais cedo, Kajuru declarou à CNN que, dependendo do depoimento de Lucas Paquetá, outro jogador da seleção brasileira pode ser alvo da CPI. Os senadores consideram votar um requerimento para ouvir o atacante do Botafogo, Luiz Henrique, que também foi convocado para a próxima rodada das eliminatórias.
“Agora, a gente acha que não há um motivo para convocar o Luiz Henrique. Primeiro, nós temos que convocar o Paquetá. Ainda mais depois do que ouvimos ontem do empresário. Então, depois que ouvirmos o Paquetá, aí sim, em função do que ele falar, a gente pode pensar em Luiz Henrique”, afirmou o senador à CNN.
Deolane Bezerra
Assim como Paquetá, Kajuru afirmou que deve ouvir a influenciadora Deolane Bezerra, alvo de uma investigação que apura crimes de lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais.
O requerimento foi aprovado nesta semana pelos parlamentares e, como se trata de uma convocação, ela é obrigada a comparecer.
Deolane também deve ser alvo de requerimentos na CPI das BETs, que foi autorizada pelo Senado e deve ser instalada até o fim do mês. Os líderes partidários devem indicar, nos próximos dez dias, os 11 integrantes titulares e sete suplentes para compor o colegiado.