A Hyperus, startup de Espírito Santo do Pinhal, é uma das 11 empresas paulistas dentre 40 startups brasileiras selecionadas pelo Sebrae Nacional para expor na 33ª edição da Mercopar, considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina. O evento ocorrerá de 15 a 18 de outubro, das 13h às 20h, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). A iniciativa é promovida pelo Sebrae-RS em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Nos quatro dias de feira, a startup capitaneada pelo quarteto contará com estande localizado no pavilhão azul, em uma área de 3m² dedicada às startups nacionais e onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a empresa e como sua tecnologia tem transformado o setor industrial.
“Estamos extremamente orgulhosos por sermos uma das empresas selecionadas para expor na Mercopar. Este tipo de evento é uma excelente oportunidade para conquistarmos novos clientes e ampliarmos nossa visibilidade. A feira é promissora e pode abrir portas para novos mercados, especialmente na região sul do Brasil”, afirmou o CEO Thiago Coquieri Pancracio.
Ele destaca que a Hyperus apresentará uma solução de monitoramento industrial para o evento, além de demonstrar sua plataforma web com máquinas sendo monitoradas em tempo real, destacando as funcionalidades que ajudam as indústrias a aumentarem sua eficiência operacional.
Para o CEO, chegar à Mercopar é resultado da participação em programas e eventos do Sebrae-SP, os quais proporcionaram conhecimento e visibilidade à empresa. “As conexões que adquirimos por meio do Sebrae foram fundamentais para alcançarmos ao nível em que estamos hoje, e essa parceria tem sido essencial para o nosso sucesso. O Sebrae-SP teve um papel fundamental em nossa jornada, nos conectando ao ecossistema de startups por meio de hubs, mentores, aceleradoras e eventos”, disse.
Início
Embora tenham se cruzado há poucos anos no curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações no campus São João da Boa Vista da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mas em turmas diferentes, Thiago Coquieri Pancracio, Julia Danielli Duarte, José Victor Costa Dobies e Lucas Marim da Silva nem imaginavam o que estaria porvir, em tão curto espaço de tempo.
Após a conclusão da faculdade, cada um do quarteto seguiu um caminho distinto. Todavia, eles voltaram a se encontrar pouco tempo depois, quando um ex-professor da universidade enviou a Thiago uma mensagem de texto apresentando o Start Cidades, primeiro programa lançado pelo Sebrae for Startups.
E foi a partir daquele momento que a história de empreendedorismo dos quatro jovens deu sinais de que iria eclodir e eles fundaram a Hyperus, startup de Espírito Santo do Pinhal especialista em otimizar a eficiência das linhas de produção industriais.
A história da startup Hyperus começou a ser desenhada em 2020. À época, o escopo foi sendo elaborado ainda dentro da Cracto, uma empresa de engenharia especializada em construção civil, automação industrial e eletrônica embarcada.
“Perto de 2021, fomos apresentados à oportunidade de desenvolver um produto voltado para o monitoramento de OEE [eficiência global das máquinas] em fábricas da nossa região. Esse projeto foi crescendo e, em 2022, com a captação do nosso primeiro investimento, a Hyperus foi oficialmente fundada como uma empresa independente. Desde então, aceleramos nosso crescimento, estruturando a empresa e expandindo nossas operações para várias regiões do Brasil”, afirmou Pancracio.
Thiago Pancracio é CEO – ele se diz o mais velho da turma, embora seja apenas um ano mais velho que os demais –, Julia atua como COO, José Victor é CWO e tem Lucas como CTO.
O consultor de negócios do Sebrae-SP Benedito Albiero relembra o início do relacionamento entre a empresa e a startup. Foi por meio do programa Start Cidades, programa que foi a primeira ação estruturada do Sebrae for Startups, braço de inovação do Sebrae-SP, que hoje é Unidade de Economia Criativa e Startups. Ainda em 2022, a Hyperus expôs na Feira do Empreendedor, atuando também como palestrante. No ano seguinte, já com seu negócio validado, a empresa participou com o Sebrae na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case).
“E nesse ano está participando do Speed, programa de aceleração do Sebrae for Startups para refinamento do modelo do negócio e estruturação da máquina de vendas para facilitar o acesso a investimento e a mercados, e foi selecionada pelo Sebrae Nacional para expor na Mercopar”, finalizou.
Sobre a Mercopar
A Mercopar é a maior feira de inovação e negócios da América Latina. É um espaço de geração de relacionamentos, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à movimentação da economia. Há mais de 30 anos, a Feira cumpre a missão de aproximar empresas nacionais e internacionais, conectando pequenas, médias e grandes organizações.
A Feira tem como objetivo a geração de negócios, a abertura de novos mercados, apresentar as tendências e tecnologias para a inovação na indústria. Desde 2019, a realização da Feira é feita em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), o que ampliou as oportunidades e a integração entre participantes, expositores e parceiros. Além disso, o foco do evento passou para a temática de inovação industrial.
Em 2023, a Mercopar recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
–