Cerca de 62% dos consumidores brasileiros planejam gastar até R$ 3 mil na Black Friday, de acordo com uma pesquisa realizada pela LWSA (antiga Locaweb). Neste ano, a data será no dia 29 de novembro.
O levantamento destacou ainda que 64,3% dos consumidores planejam as compras, 44% estão guardando dinheiro e 20,3% vão reservar parte do 13º salário para aproveitar as promoções.
Além disso, a maior parte dos entrevistados (96%) pretende ir às compras online. Deste grupo, 87% realizaram compras no mesmo período em 2023.
A maior procura será por meio de marketplaces, seguido por sites próprios das marcas.
Entre os produtos mais buscados, 51% afirmaram que devem comprar eletrônicos, 46% planejam a compra de roupas e 45% querem adquirir eletrodomésticos.
Em relação à forma de pagamento, 75% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito, 23,2% com Pix e 83% pretendem parcelar as compras em até 12 vezes.
Redes sociais das marcas e anúncios são principais atrativo
A pesquisa de Intenção de Compra para Black Friday 2024 mostra que os consumidores começam a pesquisar produtos e preços com antecedência. Para 57%, sites e redes sociais das empresas são as principais formas de se informar sobre os descontos.
A pesquisa revelou ainda os fatores que influenciam a compra: 65% citaram anúncios de internet, 59% as redes sociais e 19% os influenciadores digitais.
Quase 60% dos entrevistados afirmam que o valor do frete é um fator muito importante e decisivo para as compras online. Quase 40% dos entrevistados não estariam dispostos a pagar um valor de envio mais caro para receber o seu produto com mais rapidez.
Entre os pontos listados na pesquisa sobre o que faria o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday foram taxas de frete (57%), preços mais altos do que em períodos sem oferta (50%), não confiar na loja (45%), nota baixa em sites de reputação (43%), avaliações ruins nas redes sociais (42%) e desconto/oferta não ser atrativo o bastante para a Black Friday (40%).
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!