O governo federal aposta na realização no Brasil das cúpulas do G20 e dos Brics, além da COP 30, para reforçar o turismo no país. O ministro Celso Sabino avaliou em entrevista à CNN que estes eventos podem ajudar a “reverter” imagens negativas disseminadas sobre destinos brasileiros.
“Nestes eventos, o Brasil será visitado pelo ‘high level’ das administrações públicas globais, chefes de estado, principais ministros, todo o staff, pessoas que são formadoras de opinião em suas nações. E estamos trabalhando para reverter imagens do nosso país, por vezes passadas à frente, que não condizem com a realidade”, disse.
O primeiro evento da sequência é a Cúpula do G20, que será realizada no mês que vem, no Rio de Janeiro, e contará com autoridades de países que concentram 75% do PIB mundial. Na avaliação da pasta, a capital fluminense está entre as localidades cuja imagem, especialmente relacionada à segurança pública, deve ser ajustada.
Ao defender este ajuste, Sabino menciona ranking de países seguros para viajar da norte-americana Berkshire Hathaway, no qual o Brasil saltou 27 posições recentemente. O país aparece como o 15º mais seguro do mundo para turismo, sendo o 1º da América do Sul e 2º da América como um todo.
“O Brasil é um país com estabilidade social, paz urbana, com pujança econômica”
Celso Sabino, ministro do Turismo
No ano que vem, o Brasil recebe a COP30, marcada para acontecer no mês de novembro, em Belém (PA). Existe uma avaliação de que esta agenda tem potencial para impulsionar o ecoturismo na região amazônica, com a conferência climática ocorrendo no território da maior floresta tropical do mundo.
Como presidente dos Brics em 2025, o país também receberá a Cúpula do grupo, mas ainda serão definidos detalhes sobre sua realização. Como mostrou a CNN, com este esforço pela promoção internacional de destinos, o governo quer que até 2027 o Brasil possa receber mais de 10 milhões de turistas ao ano.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!