Essa pergunta só foi feita pelo Portal PANROTAS, em coletiva realizada recentemente para comemorar os dois anos de joint venture entre Delta Air Lines e Latam Airlines, porque outras companhias já tentaram, sem sucesso, manter uma rota regular entre as duas cidades em um passado não tão distante.
Lançada em novembro de 2022 e inaugurada oficialmente em agosto de 2023, a rota GRU-LAX embora não tenha dado certo em outras ocasiões, passou a fazer sentido no ano retrasado por conta do investimento que a Delta Air Lines fez para receber os passageiros na Costa Oeste dos Estados Unidos.
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta no Brasil, e Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil, abordaram a performance desta que é a cara da joint venture no Brasil e justificaram o sucesso da rota.
“Por que esta aposta? Por que agora fazia sentido? Já cobríamos muito bem a Costa Leste, mas o investimento que a Delta fez em aprimorar seus produtos domésticos e em coordenar seus voos a partir de Los Angeles foi fundamental para conectar com o voo que chega de Guarulhos. Por outro lado, o voo de volta também alimenta o Brasil inteiro através da Latam. Essa preparação fez com que a rota criasse 20% a mais de demanda, tornando-se de fato rentável para as companhias”
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Já Ricardo reconhece que essa era uma rota que precisava ser construída e bem trabalhada. Foi exatamente o que aconteceu muito por conta do fato das companhias não terem apenas anunciado e deixado a rota para vender. A estratégia envolveu os horários que potencializam demandas e o trabalho de branding nos dois países.
“Esta foi uma rota muito estudada. Não colocamos o voo para vender lá e pronto. Pensamos em todas as conexões no Brasil e nos Estados Unidos. Tanto é que hoje, do total de passageiros que chegam a Los Angeles neste voo, cerca 15% já conectam com outro destino”
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil
Los Angeles é um dos hubs da Delta nos EUA e conta hoje com terminal totalmente novo, após investimento de US$ 12 bilhões feito nos hubs da companhia em todo o país. A cidade é hoje ponto de conexão para Costa Oeste, com voos para Salt Lake City, Seattle, San Diego, Las Vegas, Ásia e até Havaí. Recentemente, por lá, a companhia ainda inaugurou seu novo Delta One Lounge no LAX.