11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Turismo
  • Estudo da Iata revela preferências de passageiros

Estudo da Iata revela preferências de passageiros

Suganth/Unsplash

Estudo apontou as preferências dos passageiros, seja pela escolha do aeroporto, seja pelo método de pagamento das viagens

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou resultados da sua Pesquisa Global de Passageiros de 2024, revelando que os viajantes continuam priorizando a conveniência e a velocidade. Para uma experiência de viagem mais tranquila, eles desejam usar a identificação biométrica e concluir alguns processos de viagem antes de chegar ao aeroporto.

O estudo apontou as preferências dos passageiros, seja pela escolha do aeroporto, seja pelo método de pagamento das viagens. Um ponto de destaque foi que 71% dos entrevistados afirmaram que reservam viagens online ou através de um aplicativo, sendo que 53% preferem utilizar o website/app da companhia aérea e apenas 16% preferem a interação humana.

“Globalmente os viajantes esperam embarcar mais rapidamente com tecnologia e processos inteligentes que começam antes de chegarem ao aeroporto. Já estamos fazendo isso acontecer: os viajantes podem chegar prontos para voar com verificações de admissibilidade concluídas. A biometria e a identidade digital proporcionam uma experiência sem papel no aeroporto. Isso aumenta a eficiência e ajuda a infraestrutura aeroportuária a lidar com o crescimento do número de passageiros”,

Dany Oliveira, Country Director da Iata no Brasil

Confira insights da pesquisa abaixo:

  • 68% dos entrevistados afirmaram que a proximidade do aeroporto é a sua principal prioridade ao selecionar o aeroporto de partida, seguida pela minimização do tempo total de viagem (33%) e pela obtenção do melhor preço do bilhete (25%).
  • 71% afirmaram que reservam viagens online ou através de um aplicativo, sendo que 53% preferem utilizar o website/app da companhia aérea e apenas 16% preferem a interação humana.
  • 32% disseram que queriam que todas as informações de viagem fossem consolidadas em um só lugar durante o processo pré-viagem.
  • 79% preferem pagar as viagens com cartão de crédito ou débito (+8 pontos percentuais em relação a 2023), seguidos por carteiras digitais com 20% (+2 pontos percentuais em 2023) e soluções de pagamento instantâneo, como IATA Pay, com 7% (+ 3 pontos percentuais em 2023).
  • A conveniência foi o principal motivo pelo qual os passageiros escolheram um determinado método de pagamento (70%), seguida de benefícios (39%) e segurança (33%).

Aeroportos

  • 70% afirmaram que desejam chegar ao portão de embarque em 30 minutos ou menos quando viajam apenas com bagagem de mão; 74% esperam que não demore mais do que 45 minutos com uma bagagem despachada.
  • 85% disseram que estão dispostos a compartilhar dados de imigração, ou seja, passaporte e visto, com as autoridades antes da partida para acelerar o processo no aeroporto. E 89% estão interessados em um programa de viajantes confiáveis para agilizar a triagem de segurança.
  • 45% apontaram que os procedimentos de imigração devem ser concluídos antes de chegar ao aeroporto e 36% pensam o mesmo em relação ao check-in. Além disso, 70% dos passageiros disseram que estariam mais propensos a despachar uma bagagem se pudessem fazê-lo com antecedência.
  • 46% dos viajantes passaram por processos aeroportuários utilizando identificação biométrica. A maior utilização é observada nos postos de controle de imigração de entrada e saída (43%). 84% dos usuários ficaram satisfeitos. E 75% preferem usar biometria em vez de passaportes e cartões de embarque tradicionais.
  • 50% disseram que estão preocupados com a proteção de dados e 39% estariam mais abertos a soluções biométricas se tivessem certeza da segurança dos seus dados.

Soluções digitais e tendências para gerações mais jovens

  • Os menores de 25 anos são consideravelmente mais proativos na utilização da tecnologia para melhorar as suas viagens, mas querem garantias de segurança.
  • 51% escolheriam carteiras digitais para pagamento, muito acima da média global de 20%.
  • 90% dos entrevistados manifestaram interesse em usar um smartphone com carteira digital, passaporte e cartões de fidelidade para reservas, pagamentos e navegação em aeroportos, superando a média global de 77%.
  • 48% preferem a biometria aos passaportes e cartões de embarque tradicionais, em comparação com 43% das pessoas com idades entre 56 e 75 anos.
  • 50% dos menores de 25 anos estariam mais abertos a soluções biométricas se tivessem a segurança dos dados garantida, contra a média global de 39%.

Tendências na América Latina e Caribe

Os passageiros da América Latina e do Caribe preferem reservar viagens com cartão de crédito ou débito. Eles valorizam mais a flexibilidade de pagamento, preferindo parcelar mais do que qualquer outra região.

Eles estão mais inclinados do que qualquer outra região a obter vistos de um consulado ou embaixada. Utilizam a biometria com menos frequência do que outras regiões; no entanto, mostram uma forte vontade de adotar a tecnologia e relatam grande satisfação quando o fazem.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Danniel Alves Costa é reeleito presidente da OAB Sergipe – AJN1

  Com 54,82% dos votos, a chapa 2 venceu as eleições da Ordem dos Advogados…

Internet vai à loucura com golaço de Depay em Corinthians x Cruzeiro

Memphis Depay abriu o placar da vitória parcial do Corinthians diante do Cruzeiro, na Neo…

Alemanha alcança arrecadação recorde do imposto sobre cachorro: R$ 2,4 bilhões

Enquanto a França enfrenta desafios para equilibrar suas finanças, um modelo de imposto da sua…