A Xvinus, empresa do grupo Vila Galé, divulgou a inauguração da nova adega do Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, Portugal. Com um investimento de 3,4 milhões de euros, o empreendimento faz parte do projeto de enoturismo que também contempla a construção do Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic, Country, Resort Hotel Conference & Spa, um centro de eventos.
Com capacidade para produzir mais de 200 mil garrafas, a adega é capaz de monitorar todos os processos, desde a recepção das uvas até o controle das fermentações e o engarrafamento. Atualmente, o Paço do Curutelo, que abrange 57 hectares, conta com cerca de 13 hectares de vinhedos já plantados.
“O projeto e a marca Paço do Curutelo têm como objetivo criar vinhos que expressem a identidade da região dos vinhos verdes, apresentando referências diferenciadas, tanto pelo método de produção quanto pela diversidade de castas, sempre respeitando a sub-região do Lima, onde o Loureiro é a casta predominante”, afirma o enólogo Ricardo Gomes.
O projeto de enoturismo inclui ainda a construção de uma unidade de alojamento, prevista para ser inaugurada em abril de 2025, com um investimento total de 20 milhões de euros, que já considera os custos da adega. Esta futura unidade contará com 69 quartos, piscinas para adultos e crianças, salão de eventos, bar, dois restaurantes, biblioteca e um espaço museológico dedicado à história local. degradação.