11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

TRIBUNA

Teto
Rogério Carvalho questionou duramente a inclusão da emenda que impõe um teto de 50% para o mercado de gás, o que, segundo ele, inviabiliza a atuação da Petrobras e prejudica a atratividade desses grandes projetos.

Mercado
“Não é por meio de uma lei que se controla a participação dessas empresas no mercado”, argumentou, detalhando que esse controle é feito pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), e que a imposição de um limite arbitrário para a Petrobras ameaça o desenvolvimento econômico de Sergipe e do Brasil.

Governador
Rogério diz que está disposto, inclusive, a conversar com o governador sobre o tema, porque é um assunto de interesse do povo e do estado. “Deixemos de lado nossas divergências. Estou pronto para dialogar com o governador e com qualquer político, de qualquer partido, para garantir o melhor para Sergipe. Eu passo como político e como pessoa, mas o povo e o estado permanecem. Precisamos ter esse compromisso com a vida do estado e com o povo de Sergipe”, concluiu.

Reassume
A delegada Danielle Garcia reassumiu nesta segunda-feira (4), o comando da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de de ontem .

Candidata
Danielle se afastou no período eleitoral para concorrer à Prefeitura de Aracaju pelo MDB, sendo uma das três candidaturas do agrupamento governista. Respondeu interinamente pela secretaria Camila Argolo Godinho, que voltou a condição de Secretária Executiva. Danielle chegou em quinto lugar na disputa pela prefeitura. Obteve 16.769 votos, o correspondente a 5,52% dos votos válidos.

Casa Civil
O deputado estadual Jorginho Araujo (PSD) também reassumiu nesta segunda-feira o comando da Casa Civil. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado. Jorginho tinha se afastado do comando da pasta para coordenar a campanha do candidato a governador do agrupamento governista, Luiz Roberto (PDT).

Executivo
André Soares Clementino, que respondeu interinamente pela Casa Civil, retorna a condição de Secretário Executivo da Casa Civil.

Assembleia
Ao retornar a Casa Civil, assumiu o mandato de Jorginho, na Assembleia Legislativa, o suplente Sérgio Reis, eleito prefeito de Lagarto. Já em janeiro, quando for empossado prefeito, o vereador não reeleito Manuel Marcos (PSD), na condição de segundo suplente, assumirá a cadeira de Jorginho Araujo na Alese.

Cultura
O jornalista Pascoal Maynard vai assumir a presidência do Conselho Estadual de Cultura. A solenidade de posse dos novos conselheiros será nesta terça-feira (5), às 9 horas, no auditório da Biblioteca Pública Epiphâneo Dória.

Previdência
Na última semana, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 66/23, do Senado, que reabre prazos para que prefeituras parcelem dívidas com a Previdência Social e define limites para o pagamento de precatórios municipais.

Pleito
A PEC é um marco que atende ao pleito da Federação dos Municípios do Estado Sergipe (FAMES) e da CNM (Confederação Nacional de Municípios). Em Sergipe, a vice-presidente da Federação, Silvany Mamlak, está à frente das discussões que pleiteiam medidas para aliviar as contas dos municípios.

Contas
Silvany Mamlak enfatizou que a aprovação da PEC é um passo significativo para aliviar as contas das prefeituras. “A possibilidade de parcelar as dívidas com a Previdência oferece uma nova perspectiva para que possamos honrar nossos compromissos e garantir os serviços essenciais à população”, pontuou Mamlak.

Itabaiana
Será realizada nesta terça-feira (5), às 15 horas, a Sessão Especial com a finalidade de comemorar o acesso da Associação Olímpica de Itabaiana à Série C do Campeonato Brasileiro 2025. A autoria é do deputado Marcos Oliveira.

Seca
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), realiza nos dias 5 e 6 de novembro a IV Reunião de Avaliação do Monitor de Secas. O evento ocorre no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), em Aracaju, às 9h45.

Impactos
Dentre os objetivos da reunião estão discutir os impactos de seca normalmente relatados pelos estados nordestinos, sobretudo nas regiões semiáridas e do sertão, e sua relação com a falta de estrutura hídrica nessas localidades. Além de avaliar como esses impactos têm influenciado os ajustes no traçado ao longo dos últimos anos.

O post TRIBUNA apareceu primeiro em Jornal do Dia.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vendas do comércio sergipano aumentaram 2,6% em setembro

No comparativo com setembro de 2023, observou-se acréscimo de 9,3% (Foto: Pixabay) Análise realizada pelo…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…