11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Notícias
  • Hospital da Criança completa três anos de funcionamento com foco no atendimento acolhedor

Hospital da Criança completa três anos de funcionamento com foco no atendimento acolhedor

Unidade de saúde realiza atividades lúdicas em parceria com voluntários, promovendo o bem-estar e contribuindo para a recuperação dos pacientes

O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é voltado exclusivamente ao público infantil de Sergipe e nesta terça-feira, 5, completa três anos de operacionalização. Mantendo uma linha de cuidado qualificada, com acesso humanizado e integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o HC funciona no modelo porta aberta para urgência pediátrica e atende casos de baixa e média complexidade em crianças com idade a partir de 29 dias até 12 anos, 11 meses e 29 dias.

A unidade hospitalar contribui com a rede estadual de saúde na oferta de leitos por demandas espontâneas e referenciadas de urgências pediátricas, nas especialidades clínicas e cirúrgicas. O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destaca que o hospital possui atendimento qualificado e célere, a fim de garantir assistência humanizada ao público infantil.

“O Hospital da Criança é um equipamento extremamente importante na assistência pediátrica de Sergipe. Por isso, recentemente ampliamos a unidade visando aumentar a oferta e otimizar os fluxos. É uma determinação do governador oferecer aos nossos usuários assistência humanizada e com agilidade. Sem dúvidas, o HC é referência em Sergipe”, salientou o secretário.

De acordo com a superintendente do HC, Catharina Costa, a unidade se destaca como o único hospital exclusivamente pediátrico no estado de Sergipe. “Celebramos os três anos do Hospital da Criança e, durante esse período, o hospital tem sido um exemplo de excelência em atendimento, oferecendo cuidados de alta qualidade e humanizados, fundamentais para o bem-estar e recuperação dos pequenos pacientes e suas famílias”, enfatizou.

Catharina acrescentou que cada detalhe é pensado para acolher e tratar com dedicação, desde o atendimento médico especializado até o ambiente aconchegante. “Esses três anos representam um compromisso contínuo em garantir que nossas crianças tenham o cuidado que merecem, promovendo saúde com respeito, empatia e carinho”, completou.

Tendo como marca o atendimento acolhedor, o hospital realiza atividades lúdicas que promovem o bem-estar e contribuem para a recuperação dos pacientes. Para isso, mantém parcerias com outras entidades e voluntários, como o Projeto Palhaço de Propósito, musicalização e fantoches da Guarda Municipal de Aracaju, e a Cinoterapia, realizada com cães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE).

Assistência 

O Hospital atende demandas de urgência em pediatria geral, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral, gastropediatra, infectopediatra, cardiopediatra e anestesistas. Além disso, com o intuito de proporcionar aos pequenos usuários um ambiente confortável e lúdico, o HC tem uma estrutura física totalmente voltada ao público, com brinquedoteca equipada, que funciona diariamente.

O Hospital da Criança disponibiliza um total de 31 leitos de internamento, 8 leitos no eixo crítico e 2 de estabilização. Além de mais 18 pontos de observação no pronto-socorro. Ao todo, são cerca de 826 profissionais da saúde e área administrativa que formam uma equipe multiprofissional assistencial de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, técnicos de laboratório e outros.

Agilidade 

Com o objetivo de gerar fluxo nos atendimentos e consequentemente mais agilidade, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a implantação de prontuário eletrônico nas unidades da rede estadual de saúde. No Hospital da Criança, o sistema começou a ser implantado no mês de outubro.

De acordo com o analista de processos do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da SES, Márcio Melo, a intenção é informatizar o processo e a utilização do prontuário eletrônico. “Trata-se de um sistema que vai eliminar boa parte da papelada, porque ele mantém todo o histórico do paciente, entre dados, atendimentos médicos e prescrições, armazenados em todas as unidades que tiverem esse sistema de prontuário. Com isso, melhora a eficiência, segurança e qualidade do atendimento, trazendo benefícios tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde”, explicou.

VEJA MAIS

Vendas do comércio sergipano aumentaram 2,6% em setembro

No comparativo com setembro de 2023, observou-se acréscimo de 9,3% (Foto: Pixabay) Análise realizada pelo…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…