Discutir o processo de inovação no ambiente de negócios e estimular o desenvolvimento de estratégias com foco no crescimento econômico de Sousa e da região, no interior da Paraíba. Esse é um dos objetivos do Ecossistema de Inovação Dino Valley, projeto que é acompanhado pelo Sebrae e conta com a participação de atores de diferentes setores da sociedade.
Além de propor o debate voltado à inovação, o projeto é responsável por pensar soluções direcionadas ao empreendedorismo e estratégias de impacto, que venham gerar novas ideias e oportunidades para o território. “Tivemos conquistas notáveis ao promover eventos transformadores e fortalecer parcerias estratégicas que impactaram o desenvolvimento regional ao longo deste ano. O Startup Day, por exemplo, reuniu 230 participantes e gerou engajamento à comunidade local. Outro destaque foi a presença do Ecossistema de Inovação na primeira Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse Juliene Fernandes, gestora do Dino Valley junto ao Sebrae/PB.
Outras ações como a participação dos atores na discussão da Governança Turística do Vale dos Dinossauros e a realização de visitas técnicas na Fazenda Belo Vale II e na Vinícola Château HS, geraram experiências de networking e conhecimento aos empresários e membros que participam do projeto.
O processo de composição do Ecossistema de Inovação Dino Valley se baseia na metodologia desenvolvida pelo Sebrae, a partir de quatro hélices: que garante a inclusão de representantes de instituições privadas (.com), da gestão pública (.gov), das organizações sociais ou associações (.org) e de entidades educacionais (.edu).
Juliene Fernandes explica que o diferencial do Ecossistema de Inovação Dino Valley se concentra na capacidade de integrar o processo de inovação às vocações locais, incluindo áreas como turismo e o agronegócio. “Essa facilidade gera um impacto significativo no desenvolvimento econômico e social da região. Neste cenário, o Dino Valley se destaca pela articulação eficaz de parcerias com instituições de renome e pela realização de ações que promovem a cultura de inovação, aliadas à execução de práticas sustentáveis e adaptadas às necessidades do território”, enfatiza.
Outras participações que marcaram o trabalho de articulação dos atores que atuam no projeto ocorreram em eventos como o ELI Summit 2024, realizado no Pernambuco e no Nordeste On (NEon), maior evento de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade da região, que teve sua segunda edição realizada na Paraíba. “Foram participações que garantiram uma visibilidade importante para o projeto, além de incentivar o compromisso dos atores envolvidos com a capacitação contínua, buscando sempre colaborar com o desenvolvimento econômico territorial, a partir de ações que transformem a região em um polo de referência através da inovação”, concluiu Juliene Fernandes.