11/20/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas noticias
  • Apoio da PMA a eventos de grande porte impulsiona diversos setores da economia – FaxAju

Apoio da PMA a eventos de grande porte impulsiona diversos setores da economia – FaxAju

A capital sergipana se prepara para uma movimentação intensa no mês de novembro, com eventos que prometem atrair milhares de visitantes, aquecer o turismo e fortalecer o setor econômico. Em destaque estão a realização do Pré-Caju e a estreia do Ironman 70.3, duas grandes atrações que reforçam o papel da cidade no cenário nacional e internacional de eventos culturais e esportivos. A Prefeitura de Aracaju, como apoiadora, contribui com a infraestrutura e logística, possibilitando a realização desses encontros e promovendo a cidade como destino ideal para grandes celebrações.

Logo na primeira semana de novembro, entre os dias 8 e 10, o Pré-Caju 2024 levanta todo o astral da cidade e transforma a Orla da Atalaia em um verdadeiro carnaval antecipado, com artistas de peso, como Ivete Sangalo, Léo Santana, Bell Marques e Xanddy Harmonia, que vão animar os foliões. O evento é tradicionalmente um dos maiores do calendário festivo de Aracaju, e o apoio da Prefeitura tem sido mais que fundamental para garantir a infraestrutura e a segurança que essa festa de peso exige.

Para o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, o Pré-Caju, além de uma celebração cultural, funciona como uma vitrine para o turismo da cidade. “É um evento de grande impacto para o turismo em nossa cidade, com a chegada de atletas, comissões técnicas e visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo movimentando os mais de 70 segmentos da cadeia do turismo, com geração rápida de emprego e renda para nossa economia”, destaca Fraga, ressaltando ainda a visibilidade que a capital ganha nas redes sociais dos turistas e em canais de mídia.

O evento ocorre em um período estratégico, próximo à alta temporada, e estimula o crescimento do turismo ao atrair visitantes de várias regiões do país. Essa iniciativa é parte integrante de uma estratégia da Prefeitura de Aracaju para divulgar a cidade ao longo de todo o ano, promovendo seu potencial turístico e contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e cultural.

O vereador e organizador do evento, Fabiano Oliveira, enalteceu a parceria dos entes municipais e estaduais para o sucesso do Pré-Caju, reforçando que a festa impulsiona diversos setores da economia.

“É uma festa que permanece aberta. São quatro quilômetros na orla mais bonita do Brasil, movimentando 70 setores da economia, gerando emprego, renda, desenvolvimento e divulgação da nossa cidade e do nosso estado. Esse impacto não se resume apenas ao lazer, ele promove Aracaju e Sergipe em nível nacional, é um ganho social, econômico e cultural inestimável”, afirma Fabiano, frisando que a festa celebra a cultura local e desperta o interesse de turistas pela cidade.

Ironman 70.3

Já no dia 24 de novembro, Aracaju será palco do Itaú BBA Ironman 70.3, a maior prova de triathlon da América Latina, reunindo atletas de diversas partes do mundo em uma competição de longa distância que envolve natação, ciclismo e corrida. A preparação para o evento envolve a participação ativa da Prefeitura de Aracaju, com reuniões de alinhamento junto à Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e equipe de organização para garantir a segurança e a organização do trânsito.

De acordo com o coordenador do evento, Túlio Martos, a escolha de Aracaju se deve à sua estrutura urbana e ao histórico de realizações de grandes eventos, além da limpeza e organização da cidade, características fundamentais.

“A escolha de uma cidade para sediar a prova requer que a gente leve toda nossa estrutura até ela. Isso envolve uma gama de detalhes técnicos que começamos a estabelecer há dois anos. A cidade tem características propícias, pois possui orlas e vias largas, além de um asfalto plano e em ótimas condições. A cidade muito limpa facilita bastante a nossa operação. Aproveito para agradecer essa receptividade”, elogia Martos, destacando que a capital já possui experiência em eventos de grande porte, como a Corrida Cidade de Aracaju e o Forró Caju.

Para que o evento transcorra com segurança, a SMTT planejou um contingente de agentes de trânsito em toda a área, com monitoramento, bloqueios de retorno e organização do fluxo de veículos.

Economia

A realização desses eventos em Aracaju não apenas marca a agenda de turismo e cultura da cidade, mas também promove oportunidades para pequenos e grandes negócios, movimentando a economia, como explica o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.

“Cada evento desse porte promove uma movimentação em diferentes setores econômicos, com a cadeia de serviços, hospedagens, alimentação e transporte em alta. Isso fortalece a economia local e gera empregos temporários, mas também fideliza o turista, que volta a visitar Aracaju em outros momentos do ano. O reflexo é um ciclo positivo de crescimento econômico que se consolida com o tempo”, observa Passos.

Além disso, Passos ressalta o papel da Prefeitura na construção de uma imagem positiva para Aracaju, de uma cidade capaz de receber eventos de alta envergadura com organização e competência.

“Com uma infraestrutura robusta e uma administração comprometida, Aracaju se destaca no cenário nacional para eventos culturais, esportivos e turísticos, consolidando-se como destino preparado para eventos de grande porte. O compromisso da Prefeitura, até o fim desta gestão, é seguir investindo no potencial turístico da cidade, promovendo desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para os moradores, gerando empregos e consolidando a capital como um destino em crescimento”, conclui Passos.

AAN – Foto Sergio Silva

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vendas do comércio sergipano aumentaram 2,6% em setembro

No comparativo com setembro de 2023, observou-se acréscimo de 9,3% (Foto: Pixabay) Análise realizada pelo…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…

América Latina leva mais expositores para IBTM 2024

PANROTAS / Guilherme Alcorta Natalia Hartmann, diretora de Marketing, e Claudia Hall, diretora geral da…