A região da América Latina e Caribe deve encerrar 2024 com um volume de tráfego aéreo de 773 milhões de passageiros, um aumento de 5,5% em comparação com 2023 e de 12,4% em relação a 2019. As informações foram divulgadas hoje na Assembleia e Conferência Anual de ACI-LAC.
A previsão é de que, este ano, o tráfego doméstico cresça 14% e que o tráfego internacional suba 6% em relação a 2023. Os dados apresentados informam também que, em 2024, o tráfego aéreo na América Latina e Caribe representará 8% do volume global, cuja previsão é de 9,5 bilhões de passageiros.
Para 2025, a tendência é positiva: estima-se que a região receba 796 milhões de passageiros, um crescimento esperado de 6,4% em relação a 2024 e de 15,8% em comparação aos níveis de 2019.
“Com o crescimento de tráfego previsto para os próximos anos, precisamos estar prontos para atender os novos passageiros, aprimorando as infraestruturas aeroportuárias e construindo novas. ACI-LAC também está trabalhando junto à OACI para que nossos aeroportos membros tenham todos certificação de infraestrutura e segurança, assim como trabalhamos junto aos governos locais para alcançar estes objetivos”
Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC
Os investimentos significativos em tecnologia que os aeroportos da região têm feito, não apenas para tornar as viagens mais facilitadas, mas também para aprimorar a segurança de toda a operação aeroportuária, também foram destaque da Assembleia.