Em alusão ao Dia Nacional do Riso, comemorado nesta quarta-feira, 6, a dentista do Centro de Odontologia do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Isabela Simone, ressalta a relação entre saúde bucal, autoestima e qualidade de vida. Segundo a especialista, além de influenciar em todo organismo, a saúde da boca também atua na estética, autoconfiança e até nas relações sociais mais simples.
“O sorriso é um ‘cartão de visita’, representando como a pessoa se sente consigo mesma e com o mundo. O sorriso verdadeiro transborda o que sentimos e revela muito sobre nós. Quando alguém nos diz ‘Que sorriso lindo’, nosso dia muda completamente”, diz Isabela. Para ela, sorrir é essencial para o equilíbrio emocional e social. “Quando nos sentimos confortáveis com nosso sorriso, nos apresentamos de forma mais natural e confiante”, diz.
No entanto, quem lida com problemas dentários pode enfrentar constrangimento e isolamento social. Dentes tortos ou escurecidos, por exemplo, muitas vezes levam as pessoas a evitar sorrir e interagir, comprometendo a autoestima. “Esse impacto não é apenas psicológico, mas também comportamental, afetando desde a vida profissional até momentos de lazer e socialização. Quando corrigimos o que nos incomoda, não estamos apenas ajustando um detalhe; estamos restaurando a autoestima”, destaca Isabela.
Para muitos, a estética dentária é uma prioridade. Procedimentos como clareamento, facetas e aparelhos ortodônticos têm se tornado cada vez mais populares à medida que a sociedade valoriza um sorriso perfeito. Isabela ressalta que dentes saudáveis e bonitos não precisam ser artificiais. “A tonalidade natural dos dentes é levemente amarelada, com brilho e superfície lisa – e essa é a verdadeira harmonia. Não precisamos buscar um branco irreal para ter um sorriso bonito”, explica Isabela.
A falta de dentes ainda é um problema que afeta grande parte da população e leva a uma grande queda na autoconfiança. Mesmo com a utilização de próteses, nem toda a confiança é recuperada, pois o uso desses acessórios tende a ser desconfortável. Neste caso, implantes dentários podem ajudar a resolver o problema.
A dentista enfatiza que prevenir é melhor do que remediar. A higiene bucal adequada desde cedo é essencial para evitar problemas futuros e, segundo Isabela, acompanhar crianças desde a erupção dos primeiros dentes faz toda a diferença. “Quando cuidamos da saúde bucal preventivamente, evitamos complicações que podem afetar tanto a estética quanto a funcionalidade da dentição. Ter confiança no próprio sorriso faz a pessoa se sentir mais atraente e segura em suas interações”.
Há um ano a beneficiária do Ipesaúde, Grace Capelle, tem recorrido ao consultório e confirma essa percepção. Ela acredita que cuidar do sorriso é fundamental para o seu bem-estar. “Eu me sinto bem esteticamente e isso impacta a minha confiança. Vou ao dentista regularmente para fazer limpezas e restaurações”, comenta.