11/19/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasil encara o Uruguai de olho na vice-liderança das Eliminatórias – AJN1

 

Um clássico para deixar uma última boa impressão em 2024 e projetar com paciência o ano que vem. Esse é o sentimento do Brasil que entra em campo nesta terça-feira, às 21h45 (de Brasília) para encarar o Uruguai, na Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026.

Quarto colocada com 17 pontos, a Seleção ultrapassa os uruguaios (com 19) em caso de vitória e fica dependendo do resultado da Colômbia para o Equador para terminar o ano na vice-liderança. Por outro lado, um tropeço coloca em risco a posição, já que equatorianos e paraguaios estão logo atrás, com 16 pontos.

A partida é ainda um balizador do primeiro ano de trabalho de Dorival Júnior. Será a 14ª partida com seis vitórias, seis empates e uma derrota até aqui em um 2024 que começou esperançoso com vitória sobre a Inglaterra e empate com a Espanha e termina com uma sequência de sete pontos em nove nas últimas rodadas das eliminatórias. No meio do caminho, porém, teve uma Copa América decepcionante.

E o rival desta terça é justamente o algoz na competição nos Estados Unidos. Foi o Uruguai quem eliminou a Seleção nas quartas de final, nos pênaltis, em Las Vegas. De quebra, tem no retrospecto recente ainda uma vitória por 2 a 0 no turno das eliminatórias, em jogo onde Neymar se lesionou ainda sob o comando de Fernando Diniz.

Os uruguaios chegam embalados pela emocionante vitória sobre a Colômbia nos acréscimos, na última sexta-feira, e uma combinação de resultados pode colocá-los na liderança. Com 19 pontos, precisam vencer, torcer por derrota da Argentina para o Peru e tirar uma diferença de cinco gols de saldo.

Este é o 35º jogo do Brasil como mandante contra o Uruguai, com 23 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas. No histórico geral do clássico, são 80 jogos, 38 vitórias da Seleção, 21 da Celeste e 21 empates.

Escalações prováveis

Brasil – técnico: Dorival Júnior

Dorival manteve a lógica das últimas partidas e mexeu o mínimo possível na equipe. Novidade apenas por obrigação: Danilo entra na vaga do suspenso Vanderson. O treinador entende que o momento é de dar sequência ao time que venceu o Peru, em outubro, e empatou com a Venezuela na última quinta-feira com bons momentos.

Provável escalação: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Raphinha; Vini Jr., Igor Jesus e Savinho.

Uruguai – técnico: Marcelo Bielsa

O Uruguai encara o Brasil com duas mudanças em relação ao time que começou a vitória emocionante contra a Colômbia, sexta-feira, em Montevidéu. Guillermo Varela, do Flamengo, entra no lugar de Nández, que está suspenso, na direita, enquanto Ugarte, herói contra os colombianos, entra no lugar de Rodrigo Aguirre por opção de Marcelo Bielsa.

O provável Uruguai tem Rochet, Varela, Giménez, Olivera e Saracchi; Valverde, Ugarte e Betancur; Pellistri, Darwin Nuñez e Araújo.

Arbitragem

Árbitro: Piero Maza (Chile)
Assistentes: Claudio Urrutia e Jose Retamal (ambos do Chile)
VAR: Juan Lara (Chile)

Fonte: GE

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Centro Sebrae de Sustentabilidade é destaque durante painel na COP-29 | ASN Nacional

A Conferência das Partes (COP-29) reúne mais de 40 mil participantes, entre chefes de estado,…

FSF sortea ingressos entre clubes filiados para jogo das Eliminatórias da Copa

  Dirigentes de clubes do futebol sergipano embarcaram no fim da manhã desta terça-feira (19/11)…

Estelionatário que responde a 48 processos é preso em Sergipe

(Foto: SSP) A Polícia Civil cumpriu em Poço Redondo, na tarde desta terça-feira, 19, um…