BARCELONA – A IBTM praticamente fecha o calendário de grandes feiras internacionais. Neste ano, não seria diferente. A feira, que acontece até esta quinta-feira (21) em Barcelona, é considerada um dos mais importantes eventos globais da indústria MICE (Encontros, Incentivo, Congressos e Feiras) e reúne o mundo inteiro.
Conversamos com Natalia Hartmann, diretora de Marketing da IBTM, e com Claudia Hall, diretora geral da IBTM, sobre o sucesso do evento. Destaque aqui para a América Latina, que cresceu em número de marcas expostas nesta edição por conta da construção de estandes cada vez maiores.
“Vimos um crescimento no tamanho dos estandes da região o que mostra que o número de expositores dentro de cada país também aumentou. Então temos mais hotéis dentro destes países expostos na feira. Mas é claro que adoraríamos ver mais países. Gostaríamos de ver, por exemplo, a Argentina e outros países latino-americanos vindo ao nosso evento porque nossos visitantes querem conhecê-los”
Natalia Hartmann, diretora de Marketing da IBTM
De acordo com Claudia Hall, diretora geral da IBTM, o destaque desta edição fica para a hotelaria, que está muito mais presente neste ano, e para as cidades que se “desvincularam” de seus países para se promoverem de uma forma digamos mais independente.
“Se você for ao nosso pavilhão de hotéis, você verá diversas marcas como Westin, Nobu Hotel, BWH Hotels, dentre tantas outras conhecidas internacionalmente, bem como grandes cidades, que estão participando cada vez mais de maneira independente, saindo do guarda-chuva de seus países e de fato se mostrando para o mundo. É o caso, por exemplo, de Birmingham, no Reino Unido, que costumavam vir dentro do estande da Inglaterra, mas decidiram investir em estande próprio. O mesmo vale para Gotemburgo, na Suécia”
Claudia Hall, diretora geral da IBTM
A participação de profissionais segue nesta mesma esteira de sucesso, com 23% a mais de hosted buyers neste ano. “Recebemos todos eles, organizamos o transporte e propocionamos lounges para eles no salão de exposição”, destacou Natalia, que também comentou sobre o aumento de visitantes no geral, cerca de +10%, que podem ser fornecedores, compradores, mídia, estudantes ou visitantes no geral.
IBTM sente a falta de mais buyers brasileiros
A IBTM vem crescendo a cada ano, mas faltam buyers brasileiros por aqui. Claudia e Natalia destacaram que a presença brasileira é grande na questão de fornecedores, de destinos, com seus estandes e parceiros, mas sentem falta do número de buyers brasileiros.
“Eles precisam conhecer melhor a IBTM. Temos entre 100 e 150 compradores de toda a América do Sul, sendo que 60 são da Argentina. Também recebemos buyers brasileiros, mas queremos mais porque os expositores querem conhecer cada vez mais buyers de toda a América Latina. E temos um programa especial de buyers, no qual pagamos por voos, acomodações e transportes durante o evento”
Natalia Hartmann, diretora de Marketing da IBTM
Como ser um hosted buyer da IBTM?
O que os buyers precisam fazer para participar do evento? Se inscrever para ser um hosted buyer já no começo do ano. Depois, esses profissionais passam por um processo de seleção para que a IBTM escolha de fato aqueles profissionais que sejam organizadores de eventos. Uma vez aprovados, recebem os voos e podem escolher a acomodação que desejarem.
“Nós cuidamos deles, organizamos todo o transporte e então os colocamos na plataforma de reuniões junto aos expositores. Eles ainda têm uma agenda de compromissos, mas o mais importante é colocarmos eles frente a frente com os expositores certos. Então, por exemplo, um planejador que está procurando um local para 500 pessoas e precisa ser um hotel cinco estrelas na França, nós colocaremos ele frente a frente com expositores que têm este espaço a oferecer”
Claudia Hall, diretora geral da IBTM