11/26/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conselho do Fundeb elege representantes para o quadriênio 2025-2028 – FaxAju

Votação aconteceu nesta terça-feira, 26, com a participação de candidatos às titularidades de representantes de alunos, pais de alunos e Organização Não Governamental (ONG)

A comissão eleitoral do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) realizou nesta terça-feira, 26, no auditório Hermínia Caldas, em Aracaju, a reunião plenária para a eleição de representantes de alunos, pais de alunos e Organização Não Governamental (ONG) para o quadriênio 2025-2028.

Dos quatro alunas concorrentes,   Maria Jussara Silva Santana (DRE6) foi conduzida à titular representante dos mais de 160 mil alunos da rede pública estadual de ensino e, como suplente, Maria Eloisa Azevedo.

Segundo Maria Jussara, é importante participar do Conselho do Fundeb para ampliar a voz dos alunos no colegiado. “Hoje, luto pela não discriminação em sala de aula. Temos uma diversidade de perfis na mesma sala, principalmente depois da pandemia, e muitos alunos precisam ser ouvidos. Sou também monitora e quero trazer a pauta da alimentação da escola”, destacou.

Em relação aos representantes de pais de alunos, o pleito eleitoral finalizou com Cleonâncio de Pádua Ribeiro (DRE 6), na primeira titularidade; Marta Souza Figueira (DRE 6), na segunda titularidade, e Claudivan Vieira (DEA), como suplente.

O conselheiro Cleonâncio de Pádua tem um filho matriculado na Escola Estadual Monsenhor Juarez Santos Prata, em Lagarto, e atua ativamente no cotidiano da escola, até mesmo em projetos de infraestrutura. Ela representará todos os pais de alunos da rede pública estadual no quadriênio e apreciará e votará pela aprovação ou não das verbas do Fundeb.

Representando as Organizações não Governamentais, a titularidade ficou com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), tendo como representante o presidente Humberto Gonzaga, e na suplência a representante Maria Gorete Vieira Santos. Na segunda titularidade a representante da Federação das Apaes do Estado de Sergipe, lana Souza Kehl e como suplente, Thayane Lima Xavier Matos.

“A Uncme tem uma atividade nacional na defesa do controle social e da aplicabilidade da lei nº 14.113 e todas as demais discriminações que ajustam o cumprimento do Fundeb e efetivamente vamos acompanhar de perto, colaborando com a gestão, como sempre fazemos ao nível nacional e municipal”, afirmou Humberto Gonzaga.

Colegiado 2025-2028

Com a realização da segunda etapa da eleição, a comissão finaliza o processo eleitoral. A posse dos novos integrantes está prevista para acontecer ainda em dezembro de 2024, com vigência a partir de 2025. “São 17 conselheiros, entre os quais, membros do governo, membros da sociedade civil, a voz dos pais de alunos, alunos, sindicatos, representantes quilombolas, indígenas, e é importante porque todos esses atores acompanham a execução do recurso do Fundeb, o que não é simples e envolve muito recurso”, explicou o presidente da Comissão Eleitoral e do Conselho do Fundeb, José Dias Junior.

Em 2023, foram aprovadas pelo Conselho do Fundeb as contas dos investimentos de mais de R$ 1 bilhão e 100 milhões. A previsão é que, fechando as contas de 2024, o Conselho aprecie e vote pela aprovação dos investimentos ainda maiores que a do ano passado.

Foto | Maria Odília

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

HSMAI anuncia vencedores do Awards 2024

Divulgação Vencedores do Awards 2024 ao lado de Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e…

Confirmada para 2025, nova ExpoRingo prevê gerar 200 mi em negócios

Organização da ExpoRingo 2025 reuniu jornalistas para apresentar as novidades do evento (Fotos: divulgação) Uma…

Barcelona fechará parte de estádio após torcidas organizadas não pagarem multas

O Barcelona fechará um setor atrás do gol no Estádio Olímpico “por tempo indeterminado”. A…