O Sebrae promove, nesta terça-feira (3), o Fórum Sebrae de Inovação, que faz parte das atividades previstas na 34ª edição da Conferência Anprotec, um dos mais importantes eventos de inovação e empreendedorismo do Brasil. O encontro será realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos (SP). Além de painéis voltados para pesquisadores que desejam transformar seus projetos em negócios, será lançado também o novo edital do programa Catalisa ICT, voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou não, que tenham pesquisas com potencial de inovação.
A programação do Fórum Sebrae de Inovação inclui o painel 1, “Da ideia ao mercado: transformando pesquisas em negócios”, das 9h15 às 10h 15. Na sequência, das 10h20 às 11h, o painel 2 vai abordar o tema “Investimento em inovação: como atrair recursos para transformas pesquisas em negócios” e, entre 11h e 11h30, haverá a apresentação de cases de sucesso.
A partir das 11h30, o gerente nacional de inovação do Sebrae, Paulo Renato; a coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae, Hulda Giesbrecht; e a presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Adriana Ferreira de Faria, vão lançar o novo edital do Catalisa ICT, que vai capacitar pesquisadores em empreendedorismo. A aceleração da neoindustrialização, impactos sustentáveis e transformadores para a sociedade e a internacionalização das deeptechs brasileiras são alguns dos resultados esperados com o novo ciclo do Catalisa ICT.
O Catalisa ICT, realizado pelo Sebrae em parceria com a Anprotec, tem propiciado aos pesquisadores de dezenas de instituições capacitações em gestão, mentorias com especialistas, aporte financeiro e acesso ao mercado, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras em setores estratégicos para o país.
Em sua próxima etapa, o novo edital expande ainda mais as oportunidades para pesquisadores interessados em transformar conhecimento em negócios. A iniciativa prevê não apenas o fomento, mas também a integração com ambientes de inovação, como parques tecnológicos, aceleradoras e incubadoras, em parceria com a Anprotec.
Histórico do Programa
Desde seu lançamento, o Catalisa ICT já apoiou milhares de pesquisadores, resultando na criação de diversas startups de base tecnológica. Em dezembro de 2023, o Sebrae selecionou deeptechs com projetos de inovação, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da inovação no país.
Ao longo do último ano, o programa viabilizou o atendimento para mais 150 deeptechs em todas as regiões. Durante o Catalisa ICT, realizou atendimento por meio de 72 mecanismos de inovação credenciados (22 Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs, 30 Laboratórios e 20 Incubadoras e Aceleradoras), distribuídos em 27 no Sul, 21 no Sudeste, 14 no Nordeste, 5 no Centro-Oeste e 5 no Norte.
Os pesquisadores foram atendidos pelos mecanismos credenciados pela Anprotec e pelo Sebrae em um processo que durou até dez semanas, com uma carga horária média de 18 horas. Esses encontros foram fundamentais para acelerar a transformação de ideias em soluções prontas para o mercado.