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Passagens são realmente caras? Lito Sousa explica

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PANROTAS / Laura Enchioglo

Lito Sousa realizou palestra aos agentes de viagens durante o Integra+ João Pessoa

JOÃO PESSOA (PB) – Passagens aéreas são realmente caras? Ou, pelos custos que têm por trás dos preços, na verdade são baratas? Esse foi o norte da palestra de Lito Sousa, ex-mecânico de aviação e youtuber, especialista em segurança aérea, no Integra+ João Pessoa.

O primeiro ponto destacado foi o esforço da aviação comercial para evitar acidentes, principalmente graves. Percebeu-se que a maioria era causada por erros humanos. Mas, errar é humano, então o que fazer para que os erros não se tornassem acidentes?

Os 12 fatores humanos que causam acidentes

  • Falta de comunicação;
  • Falta de teamwork;
  • Falta de recursos;
  • Normas e desvios;
  • Pressão;
  • Contemporâneo;
  • Falta de conhecimento;
  • Consciência situacional;
  • Distração;
  • Falta de assertividade;
  • Fadiga;
  • Estresse.

Apontados os erros, como a aviação comercial os minimizou, a ponto de, no Brasil, passar 17 anos sem acidentes fatais?

“O primeiro ponto foi a repetição de informações. Quando a cabine de comando recebe uma informação, ela a repete para a torre, e vice-versa. Outra questão foi a ‘fraseologia’, fazendo com que toda a aviação conversasse uma mesma língua”

Lito Sousa

E é claro que isso tem um custo no preço final da passagem que o cliente paga. Afinal, segundo Lito, não foi um processo rápido e muito menos barato.

PANROTAS / Laura Enchioglo

Uma homenagem à Integração Trade

Uma homenagem à Integração Trade

“Pneuzão e motorzão”

A gente já pode imaginar os diversos custos que uma companhia aérea tem para colocar um avião no céu. Investimento em equipe, em portais, marketing, nos aviões e por aí vai. Mas e se colocarmos isso em números? Foi o que Lito Sousa fez, dando dois exemplos simples: pneuzão e motorzão.

Apenas um pneu de avião – alguns podem levar até doze – custam em torno de US$ 8 mil. Pois é, quase R$ 50 mil. E esse não é um investimento a longo prazo. Em um avião que faz ponte aérea, com diversos pousos e decolagens em um único dia, eles duram em média um mês e meio.

Já os motores são ainda mais caros – e coloca caro nisso. Um pode custar até R$ 120 milhões. É tão caro que as fabricantes de aviões, como Embraer e Airbus, não fabricam também os motores. E vale lembrar, os aviões comerciais possuem dois desses ‘grandalhões’, que valem por 30% do custo de todo o avião.

E aí, Lito Sousa te convenceu que as passagens aéreas são, na verdade, baratas?