A Mondelez, fabricante da Oreo, está supostamente explorando uma oferta de compra da rival Hershey Company para potencialmente criar uma das maiores empresas de doces do mundo.
As discussões preliminares entre as empresas, relatadas pela Bloomberg, fizeram com que as ações da Hershey (HSY) subissem quase 15% no pregão do meio-dia desta segunda-feira (9).
A Mondelez, a maior das duas empresas, abordou recentemente a Hershey, embora a Bloomberg tenha observado que “não há certeza de que as discussões levarão a um acordo”.
A Mondelez disse que não comenta “rumores e especulações do mercado”. A Hershey também emitiu uma declaração semelhante.
Uma possível combinação uniria duas das mais conhecidas empresas de confeitos que também produzem produtos básicos para supermercados. Além de possuir a Oreo e a Cadbury, a Mondelez possui a Chips Ahoy, Ritz Crackers, Wheat Thins e a Sour Patch Kids.
Enquanto a Hershey tem KitKat, Reese’s, Jolly Rancher e SkinnyPop Popcorn, além de seu chocolate de marca própria.
Os clientes preocupados com a saúde reduziram o consumo de lanches, comprando menos alimentos não saudáveis e controlando melhor seus gastos, já que a inflação continua alta. Isso levou a grandes negociações, incluindo a recente compra da Kellanova pela Mars em um negócio de quase US$ 30 bilhões.
Antes do relatório, as ações da Hershey caíram cerca de 10% no ano, tornando-a um alvo atraente para aquisições, de acordo com Randal Kenworthy, líder de produtos industriais e de consumo da empresa de consultoria West Monroe.
“A Hershey traz fortes capacidades operacionais e grandes marcas, tornando esta uma oportunidade atraente para a Mondelez”, disse Kenworthy à CNN.
Além de aumentar o poder de compra da Mondelez no mercado de cacau, cada vez mais caro, a combinação também “fortaleceria o acesso da Mondelez ao mercado dos EUA, alavancando a presença robusta da marca Hershey na América do Norte, ao mesmo tempo em que criaria caminhos para a expansão na Europa”.
Essa também não é a primeira vez que a Mondelez aborda a Hershey. Em 2016, a Hershey rejeitou uma oferta de US$ 23 bilhões da Mondelez. Todas as ofertas precisam ser aprovadas pelo Hershey Trust, o acionista que detém a grande maioria dos votos da gigante dos doces e tem relutado em vender a icônica empresa.
Noruega anuncia que irá começar a exportar salmão para o Brasil