12/12/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CMA aprova PL sobre uso de câmeras nos uniformes da guarda municipal

Projeto de lei segue para sanção ou veto do Poder Executivo (Foto: Ascom/CMA)

A Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) aprovou o Projeto de Lei nº 20/2024, que prevê a instalação de câmeras nos uniformes dos agentes da Guarda Municipal, com o objetivo de aumentar a transparência e a legitimidade das ações. O projeto,  de autoria da vereadora Professora Sônia Meire (PSOL), foi aprovado nesta terça-feira, 10, durante sessão extraordinária.

De acordo com a CMA, o PL foi aprovado com 8 votos favoráveis, sendo apoiado pelos vereadores Professor Bittencourt, Breno Garibalde, Elber Batalha, Sheyla Galba, Bigode, Isac Silveira, Camilo Daniel e pela autora, Sônia Meire. Os vereadores Sgt. Byron, Eduardo Lima, Soneca, Binho e Anderson de Tuca votaram contra, enquanto Cícero do Santa Maria optou pela abstenção. Agora, o projeto segue para sanção ou veto do Poder Executivo. 

Segundo a vereadora Sônia Meire, o projeto foi construído de forma coletiva, incluindo a população negra e periférica.“A segurança pública em nosso país passa por um momento crítico e a violação de direitos tem sido uma barbárie. Acompanhamos o caso de Genivaldo Santos e a culpabilização só foi possível porque houve uma filmagem feita pelas pessoas que estavam no local.”, explicou a vereadora.

Ainda conforme Sônia Meire, o assunto é discussão nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que os policiais São Paulo fosse obrigado a utilizar câmeras no uniforme em tempo integral. “Não temos protocolos definidos para o controle das ações policiais. Discutimos com o MP a construção e efetivação deste protocolo, assim como os problemas da saúde dos trabalhadores da segurança pública”, completou.  

Entenda sobre o Projeto de Lei 

O PL prevê a instalação de câmeras (bodycams) nos uniformes dos agentes da Guarda Municipal de Aracaju. As gravações de áudio e vídeo buscam reforçar a transparência das ações, proteger a integridade física e moral dos agentes e assegurar o uso proporcional da força. 

As câmeras poderão ser desligadas apenas em momentos de privacidade, como durante refeições ou no uso de banheiros. O acesso às gravações será regulamentado, sendo disponibilizado mediante solicitação de autoridades judiciais, policiais ou administrativas, ou mediante requerimento de vítimas, acusados, investigados e seus advogados. 

A gestão das câmeras e do armazenamento de imagens ficará a cargo da unidade administrativa competente, vinculada à Secretaria de Defesa Social e Cidadania. Essa unidade também deverá definir prazos para atender às solicitações e justificar eventuais negativas. 

 

Com informações da CMA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Shopping Jardins, em Aracaju, realiza campanha de adoção animal – AJN1

  Neste sábado, 14 de dezembro, das 16h às 19h, acontece mais uma edição da…

Deso avança em instalação do sistema de esgotamento na Zona Norte de Aracaju – FaxAju

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), segue avançando…

1º Encontro de Tatuadores de Socorro acontece neste fim de semana

O acesso ao evento é gratuito. (Foto: Assessoria de Imprensa) O 1º Encontro de Tatuadores…