12/12/2024

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Bruno Quick: “O turismo que não transforma é distração” | ASN Nacional

Mais de 18,2 mil pequenos negócios em todo o país foram impactados diretamente pelo Programa Agentes de Roteiro Turístico (ART) do Sebrae. Esse é um dos dados que foram apresentados nesta quarta-feira (11), em Brasília, durante o Impulsiona Turismo, evento realizado para apresentar os avanços do programa e promover uma troca de experiências entre as unidades estaduais da instituição. O encontro recebeu ainda empresários do setor e representantes locais dos roteiros turísticos.

Durante a abertura do evento, o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, ressaltou o desafio de promover a convergência das ações para possibilitar uma melhor experiência aos clientes.

Foto: Duda Rodrigues.

O turismo que não transforma é distração. Para cada rota dessa há perguntas e respostas diferentes. O nosso papel é apoiar no desenvolvimento, da melhor forma possível, levar conhecimento e ajudar com que esses roteiros conectem a atividade econômica de quem visita o local com quem vive no território.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.

“São as pessoas que fazem as coisas acontecer. Esse profissional que é o nosso Agente de Roteiros Turísticos é um agente de mudança, de transformação, de encorajamento e de conexão”, exaltou o diretor-técnico do Sebrae. “Esse encontro é de uma riqueza extraordinária. Se conseguirmos fortalecer o nosso trabalho, conseguiremos fazer com que a ação chegue ao Brasil inteiro”, concluiu Bruno Quick.

Na ocasião, a analista de Competividade do Sebrae Germana Magalhães trouxe outros números conquistados com a atuação dos cerca de 200 Agentes de Roteiro Turístico que atenderam mais de 700 municípios, com a promoção de 283 roteiros em 176 regiões e a oferta de 426 produtos turísticos. Além disso, em 2024, o Sebrae possibilitou a participação de 152 roteiros em encontros de negócios realizados em eventos de alcance nacional. “Nossa ação é apoiar no fortalecimento da governança, além de aplicar o diagnóstico de maturidade e apoiar na análise e na definição das ações, bem como auxiliar no acesso ao mercado”, comentou.

Polo Sebrae de Turismo de Experiência

O Polo de Referência Sebrae em Turismo de Experiência também foi um dos temas abordados na abertura do evento. A iniciativa estabelece um ambiente de inteligência e disseminação de conhecimentos sobre o tema com foco no desenvolvimento e fortalecimento do setor. O Polo tem atuado para impulsionar o empreendedorismo e a inovação, proporcionando suporte estratégico e recursos para os empreendedores e pequenos negócios envolvidos.

De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, a iniciativa realizou estudos de tendência e buscou entender o olhar de quem compra e quem vende o produto de turismo de experiência. Alguns dos dados observados foram: o turismo de experiência já é responsável por aproximadamente 60% do faturamento dos pequenos negócios da indústria do turismo, as experiências vivenciadas em uma viagem são a maior motivação de praticamente nove em cada 10 turistas brasileiros, o contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%), e quase 70% das pessoas buscam por momentos de relaxamento.

Foto: Duda Rodrigues.

Nosso desafio é fazer com que esse produto de turismo chegue ao mercado, e que ele se torna objeto de desejo do consumidor e como vendemos isso. O Sebrae não pode parar na etapa de preparação do empreendimento. É necessário ir além, buscar a cadeia produtiva do setor. O produto de experiência precisa ser sempre revistado e buscar a aprovação do cliente, que está ansiando um momento memorável.
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.

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