Após perder diversas lentes fotográficas para os fungos – que se desenvolvem em locais úmidos, escuros e onde há matéria orgânica –, o fotógrafo publicitário Leonel Tedesco, de 66 anos, construiu, com um material encontrado no lixo, um produto para armazenar o seu equipamento. A ideia deu certo e originou a PÓP Case, empresa especializada no acondicionamento de lentes, câmeras, HDs, Drones, entre outros aparelhos. Em 10 anos de estrada, mais de 2 mil unidades já foram comercializadas e agora a empresa deu um passo fundamental para a consolidação no mercado nacional e internacional: a conquista do registro de patente.
“Era necessário patentear para proteger o invento”, justifica Leonel Tedesco. O apoio do Sebrae no processo foi via Sebraetec, programa criado há mais de 20 anos e que possibilita consultorias por meio de uma rede de prestadores de serviços, de acordo com a necessidade empresa, promove o acesso a soluções inovadoras e acompanha todas as etapas para assegurar os melhores resultados.
“Nossa patente foi consolidada em abril deste ano. Depois que conseguimos, compartilhamos nas redes sociais e houve uma grande repercussão, fortalecendo a credibilidade e confiança no produto. Isto porque nosso concorrente é importado (da China) e os clientes não conseguem a manutenção nem contato com o fabricante”, explica Tedesco.
Ser um produto nacional, permitindo ao cliente falar diretamente com o inventor, ter dois anos de garantia e a manutenção com videochamada são diferenciais que somados à patente geraram um movimento 50% maior de procura e conversão em vendas.
Leonel Tedesco, empreendedor
A diretora de marketing da empresa, Dagma Castro, conta que a parceria por meio do Sebraetec foi um processo ágil e facilitado, que demandou um tempo maior de entrega dos materiais técnicos de desenhos e textos sobre todas as características do produto que o classificam como único na tecnologia que aplica para desumidificar o ambiente onde os equipamentos ficam guardados. “Vencido esse processo interno, logo veio a certificação. Para a nossa empresa, gerou a segurança de ter um produto que é único no mercado e possibilita o investimento dos nossos clientes para aquisição, para que as lentes e câmeras, que não são baratas, estejam asseguradas em um PÓP Case”, explica.
A empresa já tem importantes clientes, como a Rede Globo, a agência de notícias France Presse (AFP), órgãos do governo federal, universidades, além de grandes produtoras de cinema e locadoras de equipamentos fotográficos. A estimativa é de um mercado de 2 milhões de possíveis consumidores.
“Para trabalhar esse potencial, precisamos nos organizar mais e estruturar algumas áreas, onde entra a importante parceria com o Sebrae. Neste momento, estamos trabalhando, com nova pactuação, com um planejamento estratégico da empresa, o que vai nos fortalecer para esses futuros processos”, comenta a diretora de marketing da empresa, que vê a possibilidade de vender também para outros países, principalmente da América Central e América do Sul, onde o clima tropical influencia diretamente na alta umidade relativa do ar.
Como funciona o equipamento?
O PÓP Case trata-se de um armário desumidificador, que mantém o ambiente com umidade controlada. Dessa forma, protege e preserva lentes, câmeras e outros equipamentos fotográficos da exposição à umidade e proliferação de fungos, que se alimentam de seus elementos ópticos de revestimento protetor.
Isso pode causar a interrupção da passagem da luz para o sensor da câmera, comprometendo todo processamento da imagem no equipamento. Lentes infectadas por fungos dificilmente são recuperadas, causando danos irreversíveis e a perda total dos equipamentos.
Sebraetec
O Sebraetec contempla mais de 70 produtos, divididos em quatro eixos: desenvolvimento tecnológico, design, produção, qualidade e sustentabilidade. Em média, 70% dos custos das consultorias são subsidiados pelo Sebrae, mas os percentuais podem ser superiores dependendo do financiamento dos parceiros.
Somente em 2023, o programa que viabiliza aos pequenos negócios o acesso a serviços tecnológicos para inovação, por meio da melhoria de processos, produtos e serviços, atendeu mais de 73 mil empresas com um investimento de cerca de R$ 413 milhões – o maior volume de recursos desde o início do programa. Toda essa preparação tem gerado resultados positivos, de acordo com pesquisa qualitativa com quem passou pelas consultorias: 60% dos pequenos negócios atendidos aumentaram o faturamento; 79% obtiveram retorno do investimento; 85% melhoraram a qualidade dos produtos e serviços; e 73% reduziram custos.