A indústria automotiva brasileira vivenciou um período próspero em 2024. Além do crescimento das vendas em comparação com o ano anterior — o maior desde 2007 —, as fabricantes voltaram a investir na ampliação e na modernização de seus complexos industriais.
Somando todos os aportes anunciados em 2024, e excluindo o setor de veículos pesados e o segmento de autopeças, tivemos um total de R$ 103,4 bilhões. Trata-se do maior ciclo de investimentos da indústria automotiva na história.
Confira abaixo os valores investidos por fabricante:
- BMW – R$ 1,1 bilhão
- BYD – R$ 5,5 bilhões
- Caoa Chery – R$ 3 bi
- Comexport – R$ 400 milhões
- GAC – R$ 6 bi
- GM – R$ 7 bi
- GWM – R$ 10 bi
- Honda – R$ 4,2 bi
- Hyundai – R$ 5,5 bi
- Mitsubishi – R$ 4 bi
- Nissan – R$ 2,8 bi
- Renault – R$ 1,9 bi
- Stellantis – R$ 32 bi
- Toyota – R$ 11 bi
- Volkswagen – R$ 9 bi
Nem todas as fabricantes detalharam como os valores serão aplicados, mas dá para saber o que esperar nos próximos anos com base em movimentações recentes. É o que abordaremos a seguir:
Novas fábricas
A Toyota está construindo uma nova fábrica no Brasil, com previsão de conclusão em 2025. Por mais que o novo complexo esteja localizado dentro do polo industrial de Sorocaba (SP), onde a marca japonesa produz desde 2012, a instalação tem 400 mil m² e vai criar 2 mil novos empregos na região. Ou seja, é basicamente uma unidade nova.
Dentro dos investimentos de BYD e GWM, que somam R$ 15,5 bilhões, está incluso o início das operações das fábricas em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP). Vale lembrar que ambas foram adquiridas de Ford e Mercedes-Benz, respectivamente, que abandonaram a produção nacional de automóveis em 2020 e 2021. Não são construções feitas do zero.
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Conforme apurado por Autoesporte, a chinesa GAC também sonda o mercado brasileiro para instalar uma fábrica — iniciativa prevista nos R$ 6 bilhões anunciados em 2024. Não se sabe, porém, quando a intenção será concretizada.
Modernização das operações
Grande parte dos investimentos será aplicada na modernização de fábricas já existentes e o lançamento de novos carros. É o caso de BMW, General Motors, Renault, Stellantis, Volkswagen, Honda, Mitsubishi, Hyundai, Nissan e Caoa Chery.
BMW e Stellantis foram as primeiras a apresentar seus carros híbridos nacionais. Tratam-se dos novos X5 e da dupla Pulse e Fastback. A partir do ano que vem, novos modelos eletrificados de outras montadoras feitos no Brasil surgirão.
“Barriga de aluguel”
Temos ainda a Comexport, que assinou a compra da antiga fábrica da Troller em Horizonte (CE). O plano da nova empresa é seguir um arranjo semelhante ao da Nordex em Montevidéu (Uruguai), que empresta sua linha de montagem para outras marcas nos arranjos CKD e SKD. Por enquanto, apenas fabricantes orientais estão no radar.
Fonte: Auto Esporte