Foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, semana passada, o Projeto de Lei n°480/2024 que cria a carreira de analista educacional. A proposta do Governo do Estado tem em vista o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam a melhoria da educação, seguindo o exemplo de outros estados que já contam com a atuação deste tipo de profissional.
Ainda de acordo com a propositura, caberá ao analista educacional atuar em áreas que incluem a gestão pedagógica e o apoio aos serviços educacionais; a realização de estudos, gestão de dados e estatística educacional.
De acordo com o projeto, está prevista a criação de 60 vagas, sendo que dez vagas devam ser preenchidas por concurso público em 2026.A líder da oposição na Alese, deputada Linda Brasil (PSOL) destacou a importância de criação de mais cargos efetivos para esta necessidade.
“A criação dos cargos de analista educacional é uma boa iniciativa. Mas, devemos pensar em concurso público para atuação de servidores efetivos neste tipo de carreira”, declarou a parlamentar.