As ações na China fecharam praticamente estáveis nesta quarta-feira (25), com ganhos em papéis de energia compensando perdas em títulos de pequena capitalização, as small caps, enquanto o mercado de Hong Kong permaneceu fechado devido ao feriado de Natal.
O Índice CSI300 fechou em alta de 0,05%, enquanto o Índice Composto de Xangai caiu 0,01%. O índice CSI 2000, que acompanha ações de empresas de pequeno porte, recuou 2,3%, enquanto papéis do setor de energia avançaram 1,3%.
Investidores chineses costumam preferir ações de pequeno porte com conceitos específicos, atraídos por ganhos rápidos potenciais, apesar dos riscos envolvidos.
Algumas ações de conceitos ligados à inteligência artificial e e-commerce tiveram quedas acentuadas, com a Hydsoft Technology caindo 10%, enquanto ações de bancos estenderam o movimento de alta.
O banco central da China realizou uma operação de empréstimos de médio prazo nesta quarta-feira, mantendo a taxa de juros inalterada.
Esforços para estabilizar o mercado imobiliário da China continuarão em 2025, informou o China Construction News, citando uma conferência de trabalho realizada pelo órgão regulador de habitação. As ações do setor imobiliário recuaram 1,6%.
Os mercados financeiros em Hong Kong permanecerão fechados até quinta-feira (26) devido ao feriado.
Com vistas a 2025, a AllianceBernstein mantém uma perspectiva cautelosamente otimista para as ações onshore da China.
“Com o estímulo de políticas econômicas, espera-se que a economia doméstica saia da desaceleração e se estabilize gradualmente, levando à recuperação dos lucros das empresas listadas”, disse Huang Senwei, estrategista sênior de mercado na AllianceBernstein.
Fontes familiarizadas com as discussões informaram à Reuters nesta terça-feira (24) que as autoridades chinesas concordaram em emitir 3 trilhões de yuans (US$ 411 bilhões) em títulos do tesouro especiais no próximo ano, como parte de medidas para intensificar o estímulo fiscal.