Nesta quarta-feira (8), o Barcelona enfrenta o Athletic Bilbao, às 16h (de Brasília), na Arábia Saudita, pela semifinal da Supercopa da Espanha. A partida terá transmissão AO VIVO do Disney+.
Para avançar à final em busca do título, o técnico dos blaugranas, Hansi Flick, aposta no retorno do meia-atacante Raphinha, que foi poupado do último compromisso do Barça, mas retorna agora contra os bascos.
O brasileiro de 28 anos vem fazendo temporada espetacular pelos culés, registrando 17 gols e oito assistências em 25 partidas até agora em 2024/25.
Sua enorme influência atual no clube catalão, tanto dentro quanto fora de campo, trouxe uma “recompensa” para o canhoto: a faixa de capitão.
Atualmente, o gaúcho é um dos cinco atletas que podem vestir a “pesada” faixa nas cores da bandeira da Catalunha, ao lado de Ter Stegen, Ronald Araújo, Frenkie de Jong e Pedri.
Coube ao brasileiro, inclusive, usar o adereço no recente duelo contra o Atlético de Madrid, por LALIGA, em uma prova da estima que Raphinha tem neste momento em Barcelona.
Em entrevista à ESPN, o camisa 11 confessou sua surpresa ao ser apontado como um dos capitães do Barça e contou como foi o processo de escolha, que foi feito de forma democrática entre os próprios atletas.
“Ninguém esperava por isso… Eu não esperava (risos)”, brincou o ex-Avaí, que atualmente é titular da seleção brasileira.
“Fizemos uma votação no vestiário, e depois o Mister (Hansi Flick) nos disse quem seriam os capitães. Na verdade, o Marc (Ter Stegen) já era, e depois a equipe teria que escolher os três seguintes. No fim, o Mister elegeu um quarto (capitão), que é o Pedri”, relatou.
Perguntados sobre os motivos que levaram à sua eleição para capitanear o Barça, Raphinha apontou que sua personalidade por ter sido um dos motivos.
Além disso, ele destacou que tem muita proximidade com todos os atletas do elenco, dos veteranos aos garotos.
“Talvez (tenha sido escolhido como capitão) porque sou gente boa (risos). É que eu tenho uma coisa comigo que é que sempre tento ajudar a todos, estar próximo das pessoas, buscar saber o que está acontecendo, se todos estão bem”, afirmou.
“Às vezes, você está mal fora de campo, e as coisas não vão bem no campo. Você pensa que é algo só do campo, mas não. Quando as coisas não vão bem fora, às vezes você não consegue dar o melhor no campo”, argumentou.
“A cabeça manda em tudo. Se a cabeça não está bem, o corpo não estará bem. Eu tento ser próximo de todos, como os jovens que sobem da base, tento ajudar da melhor maneira, para que estejam confortáveis”, acrescentou.
De acordo com Raphinha, inclusive, as revelações da base o veem como uma espécie de “irmão mais velho”, já que ele os aconselha frequentemente durante os treinos e jogos.
“As pessoas pensam que é por ser capitão, mas faço isso porque é algo meu, quero que as pessoas aqui estejam bem, da cabeça, estejam tranquilos para o trabalho. Se vai treinar com o time principal, é porque tem qualidade para isso”, observou.
“E se estiver nervoso, não vai mostrar sua qualidade. Tento deixar todos os mais confortáveis possíveis. Não sou como um pai, mas um irmão mais velho”, finalizou.
Onde assistir a Athletic Bilbao x Barcelona?
Athletic Bilbao x Barcelona, nesta quarta-feira (8), às 16h (de Brasília), pela Supercopa da Espanha, terá transmissão pelo Disney+.