Alerta
O deputado estadual Paulo Júnior (PV) se manifestou publicamente a favor da licitação de transporte público da Grande Aracaju e pontuou que o anúncio feito pela prefeita Emília Correia (PL), de suspensão do processo licitatório, precisa ser legitimado pelo Consórcio do Transporte Metropolitano.
Em conjunto
Por meio de nota, Paulo Júnior escreveu que”qualquer alteração no contrato já assinado passa, necessariamente, por decisão conjunta dos membros do Consórcio do Transporte Metropolitano da Grande Aracaju, autarquia instituída legalmente, e que tem na Assembleia Legislativa de Sergipe órgão fiscalizador”.
Rádios
O Ministério das Comunicações lançou, no dia 27 de dezembro de 2024, o edital para inscrição das entidades interessadas em operar rádios educativas, em frequência modulada, em 311 municípios das cinco regiões do país. O edital, com a lista das localidades, pode ser encontrado no site do Ministério das Comunicações.
Sergipe
Em Sergipe, poderão ser beneficiados moradores das cidades de Brejo Grande e Pinhão.As entidades interessadas terão até o dia 21 de março para efetuar a inscrição, que deverá ser feita, obrigatoriamente, pela Plataforma de Cidadania Digital, do Governo Federal.
Alerta
O presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos (PSD), campeão de votos nas eleições 2024, já mandou um recado para Emília. Disse à imprensa que a prefeita precisa ter muito cuidado com a “sedução do poder”, com a “mosca azul”, que é o “Legislativo quem dá o tom da administração pública e não o Executivo” e que espera que Emília e o vice Ricardo Marques (Cidadania) não esqueçam as origens de vereador.
Acordo
Declarou ainda Vasconcelos: “O Legislativo acordou, o Legislativo hoje enxerga que é ele que dá o orçamento, ele que diz o que gasta, o que não gasta, não é o prefeito. O prefeito pede pra gastar ali, mas quem decide se gasta ou não gasta é o Legislativo. É o Legislativo que aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias pra cidade, é ele que aprova o Plano Plurianual, é ele que aprova as leis pra empréstimo, pra qualquer coisa. Tudo é o Legislativo que dá a palavra final”.
Belivaldo
Do ex-governador Belivaldo Chagas sobre as especulações do nome de Edvaldo Nogueira para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi): “Depois de administrar Aracaju por 16 anos Edvaldo deveria entrar em processo de urso, hibernar, tirar uma longa férias, deixar o governador trabalhar. Vai impor candidatura de Senador e depois perder? Precisa reavaliar e depois aparecer”.
Domínio
A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) alerta as Prefeituras e Câmaras Municipais sobre a importância de renovar os Termos de Cessão de Uso do domínio “se.gov.br”. Esse domínio é de uso exclusivo do Governo do Estado de Sergipe e é gerido pela Emgetis, que também é responsável pela concessão dos endereços eletrônicos destinados a fins públicos.
Institucional
A renovação é um processo essencial para garantir a continuidade do acesso a sites e e-mails institucionais, que são ferramentas indispensáveis para a comunicação e a transparência das administrações municipais com a população.
Renovação
De acordo com Kleyssie Guimarães Pinheiro, diretora de Tecnologia e Informação da Emgetis, “a cada dois anos, as Câmaras Municipais precisam renovar seus termos, enquanto as Prefeituras realizam esse procedimento a cada quatro anos. Para aqueles que ainda não possuem o termo, é possível aderir acessando o site da Emgetis”.
Sem anistia
Líderes de oito centrais sindicais do país assinaram carta intitulada “Defender a democracia é uma causa de todo o povo brasileiro”, divulgada nesta quarta-feira (8), que traz posicionamento contra a anistia dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Tancredo
No documento, as entidades lembram do início do processo de redemocratização, há 40 anos, com a eleição, ainda que indireta, de Tancredo Neves. Primeiro presidente civil após o golpe de 1964, a eleição de Tancredo marcou o fim da ditadura militar no país.
Em construção
A carta celebra o período de democracia vivido pelo Brasil, desde 1985. “Entretanto, insistentes reflexos de um passado recente, o bolsonarismo saudoso da ditadura militar, nos alertam para o fato de que a democracia é um sistema em permanente construção, que deve ser cultivado e aprimorado sempre”, diz o documento.
Unidos
Assinaram o documento Sérgio Nobre, presidente da CUT, Miguel Torres, presidente da Força Sindical, Ricardo Patah, presidente da UGT, Adilson Araújo, presidente da CTB, Moacyr Tesch Auersvald, presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), Antonio Neto, presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Nilza Pereira, secretária-geral da Intersindical e José Gozze, presidente da Pública.
O post TRIBUNA apareceu primeiro em Jornal do Dia.