Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • Fórum Econômico Mundial: por que encontro sempre acontece em Davos? 

Fórum Econômico Mundial: por que encontro sempre acontece em Davos? 

O Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) acontece  tradicionalmente na cidade de Davos, na Suíça. Trata-se de um evento anual onde chefes de estado, representantes das principais economias do mundo, CEOs e outras lideranças da sociedade civil se reúnem para discutir as questões mais urgentes do ano. 

Desde 1971, quando foi fundado pelo economista alemão Klaus Schwab, todos os encontros ocorreram na cidade suíça, com exceção de 2002, após ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2021, que, como um gesto de solidariedade à população norte-americana, o fórum foi realizado em Nova York.  

Devido à pandemia de Covid-19, nos anos de 2021 e 2022, o debate ocorreu de forma virtual, depois de precisar ser adiado de janeiro para maio, enquanto a Europa ainda enfrentava a variante Ômicron e em meio aos conflitos entre Rússia e Ucrânia.  

Em 2023, o evento retornou ao formato presencial. 

Devido a isso, o local é fortemente associado ao encontro, que ficou conhecido apenas por Davos ou Fórum de Davos.  

Por que sempre em Davos? 

Em meio à Guerra Fria, Guerra do Vietnã e a crise do petróleo, o professor de economia alemão colocou em prática a “teoria dos stakeholders”, do economista Klaus Schwab, na qual defende que uma empresa deve servir a todos os seus stakeholders e não apenas aos seus acionistas, funcionários, fornecedores e a comunidade da qual faz parte.   

Dessa forma, a visão para uma teoria socialmente responsável se tornou o princípio orientador do Fórum, que foi fundado em 1971. 

Durante os 50 anos, Davos, que fica localizado no ponto mais alto da Europa, acumula algumas conquistas significativas para a história. Em 1988, a assinatura da Declaração de Davos foi capaz de evitar uma guerra entre Turquia e Grécia em 1988. 

Ainda, o local foi sede de um aperto de mão entre Nelson Mandela e o então presidente sul-africano FW de Klerk, o que deu fim ao apartheid no ano de 1992. Os dois ganharam o Prémio Nobel da Paz no ano seguinte. 

Outro fato importante foi a Aliança Mundial para as Vacinas e a Imunização (Gavi), que foi lançada em Davos e, desde então, tem melhorado o acesso de milhões de pessoas às vacinas. 

Em 2024, o evento teve como foco conflitos capazes de impactar o mundo, como a guerra na Ucrânia e no Oriente Médio, com o tema “Reconstruindo a confiança”.

Nesta edição, entre os assuntos estão conflitos geopolíticos, estimulação do crescimento econômico e transição energética. Com o tema “Colaboração para a Era Inteligente”, o evento também abordará como as tecnologias convergentes estão rapidamente remodelando o mundo e trazendo mudanças.  

O objetivo dos encontros anuais é envolver os principais líderes políticos, empresariais, culturais e outros da sociedade para discutir a situação atual da economia global e como lidar com seus desafios. 

Cobertura especial

CNN Brasil e o CNN Money estão se preparando para cobrir in loco o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

O analista de economia da CNN e âncora Fernando Nakagawa acompanhará de perto todo o evento, que ocorre entre os dias 20 e 24 de janeiro.

A cobertura especial será multiplataforma, com entradas ao vivo ao longo de toda a programação da TV e análises, infográficos, reportagens especiais e informações em primeira mão no portal da CNN.

Empreendedores têm até 31/01 para ingressar no Simples Nacional

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Regulamentação do uso da força policial deve ser publicada nesta semana

O Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, deve publicar ainda nesta semana…

FSF cancela realização da partida entre Barra x Lagarto – Futebol Sergipano

O Departamento de Competições da Federação Sergipana de Futebol (FSF), divulgou que em virtude das…

Concurso da Saúde: Governo confirma banca e promete edital em janeiro

(Foto: Reinaldo Moura) O Governo de Sergipe confirmou nesta terça-feira, 14, a realização do concurso…